Programa Mudar de Vida: Uma Nova Perspectiva para a Reinserção Social de Pessoas em Cumprimento de Pena


Nesta sexta-feira (13), o programa Mudar de Vida: Perspectivas Além do Horizonte celebrou a formatura de 48 pessoas em cumprimento de pena, que concluíram cursos de qualificação profissional nas áreas de Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Serviços Gerais, Informática e E-commerce. A cerimônia, realizada no auditório 71 da Universidade do Rio de Janeiro (UERJ), marcou um momento importante de transformação na vida de privados de liberdade que, com o apoio do programa, começaram a reescrever suas histórias.

O programa, que é fruto de uma parceria entre a Fundação Santa Cabrini, do Instituto Multidisciplinar de Formação Humana com Tecnologias (IFHT) e da Secretaria de Políticas Inclusivas, tem como objetivo proporcionar novas perspectivas para pessoas em situação de vulnerabilidade, buscando prepará-las para o mercado de trabalho e promover sua reintegração social. Este projeto se destaca como uma verdadeira ferramenta de mudança, oferecendo a qualificação necessária para aqueles que buscam um recomeço.

Renan Medina, 29 anos, foi um dos formandos e sua história de superação é um reflexo do impacto do programa. Após cumprir pena, Renan encontrou no Mudar de Vida a oportunidade de reconstruir sua trajetória. “Você pode mudar de vida, mesmo diante de um passado ruim. Eu mudei de vida através desse programa e falo para aqueles que estão desacreditados: acreditem e busquem essa nova chance. Eu sou a prova viva de que é possível recomeçar. Obrigado à Fundação, obrigado ao Programa Mudar de Vida”, disse Renan, emocionado.

O Presidente da Fundação Santa Cabrini, Clécius Silva de Sousa, ressaltou a importância do projeto, que busca dar dignidade a cada participante. “Foi uma manhã de muita alegria e comemoração, e sou grato a toda a equipe pelo empenho. Trabalhamos diariamente para devolver a dignidade a essas pessoas, que, por meio do trabalho e da qualificação, buscam uma nova história. A Fundação Santa Cabrini está de portas abertas aos que buscarem essa segunda chance”, afirmou o presidente da FSC, Clécius Silva de Sousa.

Além da participação do Presidente da FSC, Clécius Silva de Sousa, estiveram presentes o Vice-Presidente da FSC, João Batista Macedo, o Diretor de Produção e Comercialização, Alexandre Augusto Gonçalves, representando o Subsecretário de Tratamento Penitenciário, Lúcio Flávio Alves, a Secretária de Administração Penitenciária, Maria Rosa Lo Duca Nebel, a Coordenadora de Reinserção Social, Fernanda Trovão, representando a Reitoria, Marisa Dreyer, o Diretor do IFHT, Carlos Alberto de Oliveira, representando a Subsecretária de Políticas Inclusivas, Bia Pacheco, a Coordenadora de Acessibilidade, Érica Araujo, e o Professor Paraninfo, Gabriel Pires.

Este ano, o programa expandiu ao abrir novas oportunidades para pessoas com deficiência e dependentes químicos em cumprimento de pena, além de seus familiares. A parceria com a Subsecretária de Políticas Inclusivas trouxe cursos voltados ao mercado de trabalho, como Empreendedorismo e E-commerce. O projeto também apostou em oficinas práticas, como trancista, barbeiro e designer de sobrancelhas, como formas de estimular a geração de renda e o empreendedorismo.

O Programa Mudar de Vida: Perspectivas Além do Horizonte tem mostrado que, com oportunidades e apoio adequado, é possível transformar realidades. Mais do que capacitação profissional, ele representa uma chance de reintegração plena e de um recomeço para aqueles que mais precisam. Essa iniciativa, realizada por meio do Governo do Estado, através da parceria entre a Fundação Santa Cabrini, o IFHT/UERJ e a Secretaria de Políticas Inclusivas, e com o apoio da Secretaria de Administração Penitenciária, é um exemplo de como ações concretas podem promover uma verdadeira mudança social, contribuindo para a construção de um futuro mais justo e igualitário para todos.