Publicado em 13 de fevereiro de 2025
Projeto Tecendo Vidas capacita e gera oportunidades para pessoas em cumprimento de pena
A Fundação Santa Cabrini (FSC) realizou, nesta quarta-feira (12), a entrega da primeira remessa de camisas que irão compor os Kits de Vestuário destinados às unidades prisionais do Estado do Rio de Janeiro. A iniciativa faz parte do Projeto Tecendo Vidas, desenvolvido em parceria com a Fundação Santa Cabrini, a Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP) e o Instituto Fenix, e tem como objetivo promover capacitação profissional e empregabilidade para pessoas em cumprimento de pena.
A entrega foi conduzida pelo Presidente da FSC, Clécius Silva de Sousa, e recebida pela Secretária de Administração Penitenciária, Maria Rosa Lo Duca Nebel. O projeto utiliza a mão de obra prisional para a confecção dos uniformes, permitindo que privados de liberdade desenvolvam habilidades profissionais e tenham acesso a oportunidades de trabalho digno.
Para o presidente da FSC, o momento marca um grande avanço na parceria entre as instituições:
“Falo emocionado, em nome de toda a Fundação Santa Cabrini, sobre o quanto essa parceria é importante para a instituição. Há muito tempo desejávamos dar um passo como esse junto à Secretaria de Administração Penitenciária, e foi na gestão da Secretária Maria Rosa Lo Duca Nebel que essa parceria se concretizou. Esse foi o maior contrato que a Fundação Santa Cabrini assinou, e, por sermos vinculados à SEAP, é motivo de orgulho podermos contribuir com a Secretaria de Administração Penitenciária, assim como a SEAP tem ajudado a Fundação, sempre em prol daqueles que buscam reescrever suas histórias.” — destacou Clécius Silva de Sousa, Presidente da FSC.
A secretária de Administração Penitenciária também ressaltou a importância da ação:
“A Seap segue investindo no aumento da oferta de oportunidades e de vagas de capacitação para os presos do sistema penitenciário do Rio de Janeiro. Neste sentido, a FSC tem feito um trabalho importante e essa parceria é mais uma prova disso”— afirmou Maria Rosa Lo Duca Nebel, Secretária de Administração Penitenciária.
O Projeto Tecendo Vidas atende internos dos regimes aberto, semiaberto e fechado, proporcionando aprendizado e qualificação para o mercado de trabalho. A iniciativa reforça o compromisso da Fundação Santa Cabrini com a reinserção social e a transformação de vidas através da qualificação profissional e do trabalho.