Publicado em 10 de abril de 2025
Nesta segunda-feira (07), os participantes do Projeto Tecendo Vidas vivenciaram uma experiência significativa de acolhimento, escuta ativa e cuidado emocional. A atividade, realizada no Centro de Qualificação Profissional e Produção da FSC, no Rio Comprido, foi conduzida pela Coordenadora Psicossocial da instituição, Nathalia Oliveira, em parceria com a psicóloga do Instituto Fênix, Adelaine Lima.
A dinâmica teve como propósito criar um espaço seguro para o compartilhamento de vivências, fortalecendo os vínculos entre os participantes e estimulando o autoconhecimento. Além disso, o encontro reforçou a importância do cuidado com a saúde mental ao longo da trajetória de capacitação e reintegração social promovida pelo projeto.
Por meio de práticas que aliam escuta ativa, sensibilidade e profissionalismo, o Projeto Tecendo Vidas reafirma seu compromisso com a transformação de vidas de pessoas que buscam um recomeço. A iniciativa compreende que a reinserção social vai além da qualificação técnica, ela começa com o fortalecimento emocional e pessoal de cada pessoa. Ao investir na capacitação profissional, na promoção da empregabilidade e, sobretudo, no desenvolvimento humano, o projeto constrói caminhos sólidos para a autonomia, dignidade e reconstrução de histórias.
Tecendo histórias, construindo novas possibilidades.