A Fundação Santa Cabrini busca não apenas a reintegração profissional da pessoa privada de liberdade ao mercado de trabalho, mas também se preocupa com o seu acesso à cidadania e à assitência psicossocial. Nessa perspectiva, a FSC desenvolveu uma rede de assistência psicossocial que oferece atendimento gratuito à população em cumprimento de pena de segunda […]
A Fundação Santa Cabrini busca não apenas a reintegração profissional da pessoa privada de liberdade ao mercado de trabalho, mas também se preocupa com o seu acesso à cidadania e à assitência psicossocial. Nessa perspectiva, a FSC desenvolveu uma rede de assistência psicossocial que oferece atendimento gratuito à população em cumprimento de pena de segunda a sexta-feira, das 9h às 13h, em sua sede no Largo do Machado.
Visando efetivar a ressocialização no estado do Rio de Janeiro, o Serviço Social da Fundação Santa Cabrini atua por meio de programas e ações que buscam concretizar os direitos sociais da pessoa apenada. Antes de ser encaminhado às oficinas de qualificação, e posteriormente, às vagas de trabalho, o indivíduo é acolhido e atendido pelo serviço de assistência social, que é a porta de entrada da Fundação Santa Cabrini a todos em cumprimento de pena. Com base nos atendimentos e acompanhamentos realizados, a FSC desenvolve estudos sobre a população apenada, que serve de base para formulação de políticas públicas direcionadas às necessidades e vulnerabilidades do público.
O acompanhamento psicossocial através de sessões e consultas gratuitas com as psicólogas da FSC é essencial ao processo de reintegração social. Reintegrar ao convívio social é muito mais que conceder vagas de emprego. Trata-se também de um processo intrapessoal de resgate da autoestima, do bem-estar psicossocial, do senso de pertencimento e restauração dos vínculos afetivos e familiares da pessoa apenada. Para isso, a Fundação Santa Cabrini se preocupa em oferecer um espaço de apoio emocional, acolhimento; reflexão, escuta qualificada e orientação à população em cumprimento de pena, a fim de que a mesma possa superar os estigmas interiorizados e as vulnerabilidades sociais.
Além da assistência psicossocial, o setor de serviço social da Fundação Santa Cabrini também auxilia na regularização da documentação civil da população em cumprimento de pena. Sem acesso à documentação básica, é impossível ter pleno exercício de cidadania. Ciente disso, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, a Fundação realiza os encaminhamentos necessários com outros órgãos públicos para que a documentação da pessoa apenada esteja em dia.