Publicado em 21 de março de 2025
Na última segunda-feira (17), foi realizada a aula inaugural do Projeto Tecendo Vidas no Instituto Penal Talavera Bruce, no Complexo de Gericinó, em Bangu, que marca a retomada das atividades de qualificação profissional através da Fundação Santa Cabrini dentro das unidades prisionais. Com o apoio fundamental da Secretaria de Administração Penitenciária, o Projeto Tecendo Vidas se consolida como uma ampla ação voltada à reintegração social de pessoas em cumprimento de pena, oferecendo novas oportunidades de capacitação e empregabilidade.
O evento contou com a presença de representantes da Fundação Santa Cabrini, incluindo o Vice-Presidente da FSC, João Batista Macedo da Silva, a Chefe de Gabinete da FSC, Alessandra Werner, o Coordenador do Centro de Qualificação Profissional e Produção da FSC, Ronaldo Junior, o Assessor da Presidência, Gabriel Moreli, a Psicóloga da FSC, Raquel Betez, o Assistente de Coordenação, Cláudio Sérgio, e a instrutora Márcia Castro. Também marcaram presença autoridades da SEAP, como a Chefe de Gabinete, Carla Sibilio, a Coordenadora da Coofemci, Aline Camilo, e a Diretora do Instituto Penal Talavera Bruce, Ana Paula Leone, além do Coordenador Administrativo do Complexo de Gericinó e responsável pela obra, Alexandre Costa.
O Projeto Tecendo Vidas é realizado em parceria entre a Fundação Santa Cabrini, a Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP) e o Instituto Fênix e atende internos dos regimes aberto, semiaberto e fechado, oferecendo qualificação profissional e empregabilidade. Os participantes serão responsáveis pela confecção de kits de vestuário, compostos por duas camisas, duas bermudas, uma calça e um par de chinelos, que serão distribuídos para os internos das unidades prisionais do estado.
A proposta do projeto é não apenas qualificar pessoas em cumprimento de pena, mas também dar a elas a chance de contribuir positivamente para a sociedade, ao mesmo tempo em que se capacitam e retornam ao mercado de trabalho. O Projeto Tecendo Vidas reafirma a importância da educação e da qualificação como ferramentas poderosas para a transformação pessoal e para a diminuição da reincidência criminal.