Publicado em 15 de setembro de 2022
Mais uma edição do Empreender para Superar, uma parceria entre a Fundação Santa Cabrini e o SEBRAE, ocorrerá nesta quinta-feira (15), no Centro de Qualificação Profissional (CQPRO), no Rio Comprido, das 12h às 18h. O evento será ministrado e certificado pelo SEBRAE, e terá como objetivo a promoção do empreendedorismo e da educação financeira dos participantes, todos em cumprimento de pena.
Segundo o IBGE, o desemprego é uma realidade hoje vivenciada por quase dez milhões de brasileiros. A desocupação profissional atinge cidadãos de todo o país, mas é ainda mais grave entre pessoas em cumprimento de pena e egressos do sistema prisional. Um dos motivos é a discriminação que dificulta a contratação desta população no mercado formal de trabalho, marginalizando-a às atividades informais e de baixa remuneração.
Como consequência da falta de oportunidades no mundo do trabalho, a reincidência criminal se torna a opção de muitos, visto que a cada dez pessoas presas, sete são reincidentes no Brasil, como mostra o Relatório do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Porém, ao invés de retornar à prática do crime, o cidadão privado de liberdade pode usar as suas capacidades, habilidades e talentos para empreender e conquistar a sua autonomia financeira.
Ademais, mesmo com emprego e ótimas condições de vida, sem organização e educação financeira, é impossível alcançar o sucesso almejado, segundo especialistas no assunto Empreendedorismo. Mas o que é preciso para abrir o próprio negócio? Como organizar as suas finanças? Como é a mentalidade e a postura de um empreendedor? Como se tornar um Microempreendedor individual (MEI)? São questionamentos, teorias e práticas que serão trabalhadas nesta edição do Empreender Para Superar, no dia 15 de setembro, das 12h às 18h, no Centro de Qualificação Profissional, no Rio Comprido. As inscrições ainda podem ser feitas gratuitamente na sede da Fundação Santa Cabrini, situada no Largo do Machado, 48, no Catete.