Publicado em 17 de dezembro de 2024
Na última terça-feira (17), foi realizado no auditório Professora Regina Weismann, Bloco F, 2° andar da UERJ, a “Culminância dos Projetos de Inovação com a Fundação Santa Cabrini”. Este evento apresentou os feitos realizados ao longo do ano da parceria entre a Fundação Santa Cabrini e o IFHT (Instituto Multidisciplinar de Formação Humana com Tecnologia), por meio do Programa Mudar de Vida: Perspectivas Além do Horizonte.
O programa foca na qualificação e no acompanhamento de pessoas privadas de liberdade e seus familiares, proporcionando cursos de capacitação como auxiliar administrativo, auxiliar de serviços gerais, empreendedorismo e e-commerce, além de oficinas especializadas em áreas como barbeiro e trancista. Graças à parceria com a Secretaria de Políticas Inclusivas, as oportunidades foram ampliadas, atendendo não apenas pessoas em cumprimento de pena, mas também dependentes químicos, pessoas com deficiência e seus familiares, garantindo acesso à educação e ao mercado de trabalho para população em situação de vulnerabilidade.
Na culminância, contamos com a presença de nossos colaboradores, como a Chefe de Gabinete, Alessandra Werner; o Diretor de Produção e Comercialização, Dr. Alexandre; o Coordenador de Qualificação e Capacitação, Bruno Britto; o Assistente de Coordenação de Qualificação e Capacitação Profissional, Igor Alves; e a Coordenadora Psicossocial, Nathália Oliveira. Eles apresentaram o trabalho e a relevância da Fundação no Estado do Rio de Janeiro.
Durante o evento, foi lançada a Cartilha “Caminhos da Fundação Santa Cabrini”, cujo objetivo é apresentar os próximos passos para a ressocialização, a capacitação para o mercado de trabalho e a transformação de vida para as pessoas privadas de liberdade e seus familiares. A cartilha foi idealizada pelos colaboradores da Fundação Santa Cabrini, Bruno Britto e Igor Alves, juntamente com a Coordenadora Adjunta do Programa Mudar de Vida, Genciara Marinho, que identificaram a necessidade de divulgar os serviços disponíveis para este público.
Além disso, também ocorreu o lançamento do livro “Que cidadão eu desejo ser?”, que aborda o impacto da violência intrafamiliar no cotidiano de crianças e adolescentes. O livro conta com ilustrações feitas pelos alunos e pelos professores dos cursos. A obra foi idealizada e desenvolvida pelos professores do Programa Mudar de Vida, Gabriel Pires e Márcia Vieira, e contou com a colaboração do colaborador da FSC, Igor Alves.
Cada passo é fundamental para a reintegração social e uma nova chance para aqueles que estão cumprindo pena. Por meio de parcerias com diferentes setores, conseguimos abrir portas e ajudar a transformar histórias de vida. A Fundação Santa Cabrini, no cumprimento de sua função de gerir o trabalho prisional do Estado do Rio de Janeiro, tem como atribuição institucional a promoção da reintegração da população em cumprimento de pena, oferecendo oportunidades de trabalho e qualificação profissional.