Fundação Santa Cabrini qualifica e emprega mais de quatrocentas pessoas em cumprimento de pena no primeiro semestre de 2023 


Presidente Alex Braz entrega certificados a novos contratados da Fundação Santa Cabrini

Ao todo, a Fundação ofereceu capacitação profissional e empregabilidade a mais de quatrocentas pessoas em cumprimento de pena desde o início do ano. Os novos contratados foram encaminhados às empresas e instituições parceiras para exercício profissional imediato. Entre as oportunidades de qualificação oferecidas pela FSC, estão os cursos do programa Mudar de Vida, parceria entre a Fundação e a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ-IFHT). 

Wallace Moraes, formatura do programa Mudar de Vida (16/06)

Wallace Moraes, 31 anos, casado e pai de dois filhos, foi um dos formandos do Mudar de Vida em Junho deste ano. Além dos certificados de conclusão dos cursos, Wallace também recebeu sua carta de emprego pela Fundação Santa Cabrini: “A FSC é uma escola para mim. Aprendo aqui a não desistir do meu futuro, dos meus sonhos. Eu consegui virar a página, ter uma profissão, uma vida honesta e ser exemplo para os meus filhos. Tudo isso se tornou possível na minha vida com a oportunidade de emprego. Sou grato por acreditarem em mim”, afirmou Wallace, que hoje trabalha diariamente no Centro de Qualificação Profissional da instituição, no Rio Comprido. 

O trabalho em cumprimento de pena no estado do Rio de Janeiro é gerenciado pela Fundação Santa Cabrini e regulamentado pela Lei de Execução Penal (LEP, n° 7.210/84). Segundo o art. 10° da LEP, a assistência aos privados de liberdade é “dever do Estado”, tendo como objetivo “prevenir o crime” e promover o “retorno à convivência em sociedade”. Para o Presidente da Fundação, Alex Braz, o papel da FSC é justamente cumprir esta determinação constitucional por meio do trabalho e da qualificação: “A ocupação profissional traz disciplina, geração de renda, e reduz a reincidência criminal dos privados de liberdade. Por isso, o trabalho da Fundação Santa Cabrini é essencial para as políticas de segurança pública na sociedade. Sem trabalho e qualificação, é impossível reintegrar. E sem reintegrar é impossível construir um futuro seguro e inclusivo para todos”, explicou o Presidente. 

Para além do trabalho e da capacitação profissional, a Fundação Santa Cabrini também oferece uma rede de assistência psicossocial à população, composta por uma equipe multidisciplinar de assistentes sociais e psicólogos, que atende o público diariamente na sede da instituição, no Largo do Machado, 48,  Catete, Zona sul do Rio de Janeiro, das 9h às 16h. Inscrições para o programa Mudar de Vida podem ser realizados através do número de WhatsApp (21) 96944-9284. Cursos de Assistente Administrativo, Auxiliar de Serviços Gerais, Informática e Digitalização, com certificação pelo Instituto de Formação Humana com Tecnologias da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.