Fundação Santa Cabrini realiza Roda de Conversa com funcionários sobre a maternidade 


Crédito da imagem: Lua Vieira

Na tarde dessa sexta-feira (20), a Fundação Santa Cabrini realizou uma Roda de Conversa sobre a maternidade com servidores e colaboradores no auditório da instituição, no Largo do Machado. O objetivo foi promover uma discussão aberta e construtiva sobre a maternidade, ressaltando todas as suas variedades: cuidar, ser cuidado, a criação; os prazeres e dificuldades, o apoio ou a ausência dele. 

O evento, que foi uma das ações planejadas pela Fundação em celebração ao mês das mães, reuniu mães biológicas, mães de criação, avós, filhos, filhas, pais e parentes que exercem a maternidade em geral. De acordo com a psicóloga da Fundação, Nathalia Oliveira, que coordenou a dinâmica, desmistificar o conceito de maternidade, mostrando o quão complexo ele na verdade pode ser, foi uma das principais intenções da atividade:

“Hoje, tivemos a roda de conversa Maternar na FSC, onde abordamos e celebramos a maternidade em todas as suas configurações e expressões, pensando não apenas na mãe biológica, mas também na mãe de criação, na avó, na irmã mais velha ou no pai ou no irmão que também teve que ser mãe. Foi uma troca muito saudável de experiências e aprendizados entre pessoas que exercem ou são impactadas pela maternidade de formas diferentes.” explicou.  

Entre as discussões e depoimentos levantados ao longo do encontro,“o que é maternar?” foi um dos questionamentos de maior destaque. Na visão da servidora Camila Gomes, a maternidade vai muito além de idealizações filosóficas ou poéticas. É algo palpável e tangível na prática: 

“Maternar é cuidar e zelar pelo próximo, seja um filho, afilhado ou parente, enfim. É um exercício de profundo amor, cuidado e empatia, que leva a gente a se colocar no lugar do outro. A maternidade não é só um sentimento, uma emoção particular. É impossível maternar e não demonstrar isso em gestos e atitudes. Por isso, é algo que vai muito além da questão biológica.” comentou. 

Maternar é o verbo que dá origem a todos os outros. A Fundação Santa Cabrini parabeniza a todas as mães e pessoas que exercem de alguma forma a maternidade com muito amor, carinho e dedicação.