Publicado em 19 de março de 2025
Na última quarta-feira (19), o Centro de Qualificação Profissional e Produção da Fundação Santa Cabrini, no Rio Comprido, celebrou um marco importante: a 1ª formatura do Projeto Tecendo Vidas!
As alunas do curso de corte e costura receberam seus certificados de qualificação, e ingressaram no mercado de trabalho com um novo olhar para o futuro e a oportunidade de trabalho remunerado.
Esse projeto é uma parceria entre a Fundação Santa Cabrini, a Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP) e o Instituto Fênix, oferecendo qualificação para pessoas em cumprimento de pena nos regimes aberto, semiaberto e fechado, promovendo a reintegração social através do aprendizado e empregabilidade.
Durante a cerimônia, estiveram presentes o Presidente da Fundação Santa Cabrini, Clécius Silva de Sousa, o Vice-Presidente João Batista Macedo da Silva e o Vice-Diretor do Instituto Fênix, Manoel Jorge Lisboa Coutinho. A capacitação é realizada tanto no Centro de Qualificação Profissional e Produção (CQPRO) da FSC, no Rio Comprido, quanto em unidades prisionais, onde os participantes confeccionam kits de vestuário, compostos por camisas, bermudas, calças e chinelos, que serão distribuídos para internos de unidades prisionais no estado.
“Hoje é motivo de felicidade, pois essas pessoas que buscam um recomeço estão sendo qualificadas no curso de corte e costura do Projeto Tecendo Vidas. Essa parceria ampliou a nossa produção, gerou mais empregabilidade e possibilitou a iniciação das atividades nas unidades prisionais. Agradeço ao Governador Cláudio Castro por nos permitir fazer a diferença na Fundação Santa Cabrini.” – Clécius Silva de Sousa, Presidente da Fundação Santa Cabrini.
A formanda Mariana Rodrigues compartilhou sua experiência: “Quando a gente sai daquele lugar, ficamos desacreditados, achamos que nossos sonhos estão acabados. Mas a Fundação e o CQPRO estão aqui para nos dar a oportunidade de acreditar que nossa vida pode ser diferente e que somos responsáveis pela nossa escolha. Eu escolhi mudar e sou grata pela oportunidade.”
O Projeto Tecendo Vidas segue transformando vidas e abrindo portas para um futuro melhor.