Programa Mudar de Vida certifica mais de 50 pessoas em cumprimento de pena durante formatura na UERJ


Na manhã desta quinta-feira (31), os alunos do Programa Mudar de Vida foram certificados nos cursos de Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Serviços Gerais e Empreendedorismo, durante a cerimônia de formatura realizada no Auditório 11 da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Os cursos foram ministrados pelo programa Mudar de Vida, uma parceria entre a Fundação Santa Cabrini e o Instituto de Formação Humana com Tecnologias da UERJ.

O evento contou com a presença do Presidente da Fundação Santa Cabrini, Clécius Silva de Sousa; do Diretor de Produção e Comercialização da FSC, Alexandre Augusto Gonçalves; do Diretor do Centro de Educação e Humanidades, Professor Roberto Dória; do Diretor do IFHT, Carlos Alberto Pereira de Oliveira; do Assessor da UERJ,do Assessor PR5-UERJ, Professor Marcos Junqueira Lagos; do Coordenador de Cursos e Eventos de Extensão – PR3, Eric Santos Lima; Presidente da CECIERJ, Ricardo Pique e representando a Secretaria de Administração Penitenciária, Maria Rosa Lo Duca Nebel e o Subsecretária de Tratamento Penitenciário, Lúcio Flávio Alves, a Coordenadora de Reinserção Social, Fernanda Trovão.

Durante a cerimônia, histórias de superação e transformação foram compartilhadas. Gregory Carvalho, 35 anos, que já passou pelo cárcere, expressou sua gratidão: “A Fundação Santa Cabrini é uma porta de mudança. Estava desacreditado e, hoje, além de ter voltado a trabalhar na fundação, estou me formando no curso de Auxiliar Administrativo. O passado ficou para trás; agora é só progresso, graças à Fundação e ao Mudar de Vida.”

O Programa Mudar de Vida tem como objetivo oferecer formação e capacitação a pessoas em cumprimento de pena, contribuindo para a reintegração social e o empoderamento dos participantes. Os cursos ministrados visam proporcionar habilidades práticas que facilitam a inserção no mercado de trabalho e promovem um novo caminho na vida dos formandos.

A cerimônia não apenas celebrou as conquistas de mais de 50 alunos, mas também destacou a relevância da educação e da parceria entre instituições na promoção de mudanças sociais significativas. Com um futuro mais promissor à frente, os formandos estão preparados para enfrentar novos desafios e contribuir de forma positiva para a sociedade.