Publicado em 25 de abril de 2025
O Programa Tecendo Vidas, realizado em parceria com a Fundação Santa Cabrini, a Secretaria de Administração Penitenciária e o Instituto Fênix, formou mais uma turma de pessoas em cumprimento de pena nos cursos de corte e costura. A cerimônia de formatura foi realizada no Centro de Qualificação Profissional e Produção da FSC, localizado no bairro do Rio Comprido.
Vidas foram transformadas por meio dessa iniciativa. É o caso de Marcelo Badialli, de 48 anos, que já esteve envolvido com o crime, atualmente cumpre pena em regime aberto e encontrou no Projeto Tecendo Vidas uma nova chance de recomeçar. Emocionado, com o certificado em mãos, o formando celebrou essa grande conquista:
“É um recomeço, uma nova chance. Vivi tempos difíceis e hoje estou aqui, com meu diploma e meu emprego. Foi uma transformação. Não se compara quem eu era no passado com quem sou hoje. Minha mente mudou, e agora é só progresso, graças a Deus e a vocês que me ajudaram a vencer e conquistar novos objetivos.”
O presidente da Fundação Santa Cabrini, Clécius Silva de Sousa, reafirmou a importância e a eficácia transformadora do projeto:
“Foi uma manhã de muita alegria e comemoração. Trabalhamos diariamente para devolver a dignidade a cada uma dessas pessoas que, por meio do trabalho e da qualificação, buscam reescrever sua história. Para isso, a Fundação Santa Cabrini, por meio do Governo do Estado e com o apoio da SEAP, estará sempre de portas abertas para quem busca uma segunda chance.”, concluiu.
Participaram da formatura o Presidente da Fundação Santa Cabrini, Clécius de Sousa da Silva, o Vice-Presidente da FSC, João Batista Macedo da Silva, o Coordenador do CQPRO, Ronaldo Junior, o Diretor de Projetos Laboratoriais da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária, Vinícius Dorba Brito, e o Diretor do Instituto Fênix, César Rogério Félix. Essas autoridades e parceiros prestigiaram o evento e reafirmaram seu compromisso com a reintegração social, demonstrando apoio ao processo de transformação e inclusão dos formandos.
O projeto tem como objetivo capacitar pessoas em cumprimento de pena na área têxtil, garantindo a empregabilidade dos participantes e contribuindo para sua reintegração à sociedade.
A capacitação profissional ocorre tanto em unidades prisionais quanto no Centro de Qualificação Profissional e Produção (CQPRO) da FSC. Os participantes são responsáveis pela confecção de kits de vestuário compostos por duas camisas, duas bermudas, uma calça e um par de chinelos que serão distribuídos a pessoas privadas de liberdade nas unidades prisionais do estado.