Projeto Capacita Social Forma Pessoas em Cumprimento de Pena em Cursos de Capacitação Profissional


A Fundação Santa Cabrini (FSC), em parceria com o Instituto Chaya, certificou nesta quinta-feira (13) mais de 20 pessoas em cumprimento de pena nos cursos de Informática e Social Media. A Cerimônia de Formatura foi realizada na sede da Fundação Santa Cabrini, localizada no Largo do Machado, Rio de Janeiro, e celebrou mais um passo rumo à reinserção social através da educação e da qualificação profissional.

A história de Lédio Pinheiro, é um exemplo do impacto positivo da capacitação. Ele passou pelo cárcere e, por meio do trabalho realizado pela Fundação Santa Cabrini, foi qualificado e direcionado ao mercado de trabalho. Hoje, ao receber seu certificado no curso de informática, ele destaca a importância dessa conquista:

“Sou imensamente grato por essa oportunidade de aprendizado. Conheci a Fundação, e através dessa instituição fui qualificado e inserido no mercado de trabalho. Isso, para mim, é muito valioso. Meu passado não me pertence mais, eu reescrevi minha história.”

O presidente da Fundação Santa Cabrini, Clécius Silva de Sousa, reforçou o compromisso da instituição com a transformação social:

“A capacitação profissional é uma ferramenta poderosa de mudança. A Fundação Santa Cabrini acredita que, ao oferecer qualificação e oportunidades reais, estamos não apenas profissionalizando, mas devolvendo dignidade e esperança a essas pessoas. Cada certificado entregue hoje representa uma nova chance, um recomeço.”

O Projeto Capacita Social tem como principal objetivo qualificar profissionalmente pessoas em cumprimento de pena, proporcionando oportunidades reais de reinserção na sociedade e no mercado de trabalho. A iniciativa reafirma o compromisso da Fundação Santa Cabrini e do Instituto Chaya com a transformação de vidas por meio da educação e da empregabilidade.