Publicado em 6 de março de 2024
Nesta segunda-feira (04), no polo de Del Castilho foi realizada a primeira aula dos cursos de barbeiro, social mídia, informática e designer de sobrancelhas do projeto Capacita Social. Essa iniciativa é fruto da parceria da Fundação Santa Cabrini e o Instituto Chaya.O principal objetivo deste projeto é proporcionar cursos de capacitação profissional gratuitos para egressos e pessoas em cumprimento de pena. Esses cursos visam equipar os participantes com as ferramentas essenciais não apenas para o desenvolvimento pessoal, mas também para a construção de uma nova história profissional.
Com um planejamento cuidadoso, as aulas estão programadas para acontecer duas vezes por semana em quatro núcleos estrategicamente localizados nas Zonas Norte e Oeste do Rio de Janeiro. O projeto visa atender até 300 indivíduos, oferecendo uma ampla variedade de cursos em áreas como Barbeiro, Informática, Design de Sobrancelha, Social Media, Pizzaiolo e Panificação.
Além do aspecto técnico, o Capacita Social oferece um suporte abrangente que inclui auxílio transporte e atendimento psicológico e social. Essa abordagem integral não só visa capacitar os participantes, mas também fornecer o suporte emocional necessário para sua reinserção na sociedade.
A primeira aula dos cursos foi marcada pela presença daqueles que representam o compromisso e a dedicação por trás deste projeto: o Presidente da Instituição, Alex Braz; o Diretor de Produção e Comercialização, Alexandre Augusto Gonçalves; e a equipe da Fundação Santa Cabrini. Do Instituto Chaya, também estiveram presentes o Presidente, Marcello Di Blasi; a Vice-presidente, Monalu Di Blasi; o Diretor Administrativo, Victor Araujo; o Diretor de Operações, Wellington Silva; o Diretor de Compliance Antônio Pereira; Coordenador de Projetos, Jorge Tadeu; e a Assistente Social, Angela Ribeiro.
Essa parceria está abrindo portas e criando oportunidades para aqueles que buscam uma segunda chance. O Capacita Social é mais do que um projeto educacional; é um símbolo de inclusão, e destaca a importância da capacitação e apoio na reconstrução de vidas.