Publicado em 10 de fevereiro de 2025
Uma nova oportunidade de reinserção social através da qualificação profissional. Assim pode ser definido o Projeto Tecendo Vidas, uma iniciativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro, promovida pela Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP) em parceria com a Fundação Santa Cabrini (FSC) e o Instituto Fênix. O projeto tem como objetivo capacitar pessoas em cumprimento de pena na área têxtil, garantindo a empregabilidade dos participantes e contribuindo para sua reintegração na sociedade.
A capacitação profissional ocorre tanto em unidades prisionais quanto no Centro de Qualificação Profissional e Produção (CQPRO) da FSC, localizado no Rio Comprido. Os participantes serão responsáveis pela confecção de kits de vestuário, compostos por duas camisas, duas bermudas, uma calça e um par de chinelos, que serão distribuídos para privados de liberdade das unidades prisionais do estado.
Nesta segunda-feira (10), foi realizada a aula inaugural do curso de corte e costura do projeto, no CQPRO, voltada para privadas de liberdade em regime aberto. O evento contou com a presença do presidente da Fundação Santa Cabrini, Clécius Silva de Sousa, do vice-presidente da FSC, João Batista Macedo da Silva, do Subsecretário de Tratamento Penitenciário, Lúcio Flávio Correia Alves, e do Diretor do Instituto Fênix, César Rogério Felix
Durante a cerimônia,o Presidente da FSC, Clécius Silva de Sousa ressaltou a importância do projeto e do trabalho conjunto entre as instituições para promover a qualificação profissional e a empregabilidade de pessoas privadas de liberdade:
“Hoje se inicia essa nova parceria entre a Fundação Santa Cabrini, a Secretaria de Administração Penitenciária e o Instituto Fênix, e é motivo de muita alegria dar início a esse curso de capacitação. Esse trabalho conjunto é de suma importância para que possamos oferecer qualificação e oportunidades reais de emprego para privados de liberdade que estão dentro e fora do sistema prisional. Agradeço a confiança do Governador Cláudio Castro em nosso trabalho em prol da reinserção social no estado.”
As aulas serão ministradas no CQPRO, no Rio Comprido, e também dentro das unidades prisionais, como a Penitenciária Talavera Bruce, em Gericinó, e o Instituto Penal Oscar Stevenson, em Benfica. O projeto atenderá pessoas nos regimes aberto, semiaberto e fechado, proporcionando capacitação e a possibilidade de um novo começo através do trabalho digno.
A iniciativa marca a retomada das atividades de qualificação dentro das unidades prisionais, que estavam paralisadas desde 2017. Graças ao empenho da Secretária de Administração Penitenciária, Maria Rosa Lo Duca Nebel, e do Subsecretário Lúcio Flávio Correia Alves, o projeto se concretiza como mais uma ação voltada à redução da reincidência criminal e ao fortalecimento da reinserção social.
Com o Projeto Tecendo Vidas, a Fundação Santa Cabrini reafirma seu compromisso com a reinserção social por meio da qualificação profissional, demonstrando que oportunidades concretas de trabalho podem transformar trajetórias e reduzir a reincidência criminal. A iniciativa não apenas capacita, mas também garante empregabilidade, promovendo dignidade e novas perspectivas para aqueles que buscam reconstruir suas vidas.