Publicado em 20 de fevereiro de 2025
O Projeto Tecendo Vidas, uma iniciativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro em parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP), a Fundação Santa Cabrini e o Instituto Fênix, alcançou mais um importante marco na capacitação profissional de pessoas em cumprimento de pena. Nesta quarta-feira (19), o projeto entregou 30 mil pares de meias que serão distribuídos para unidades prisionais do estado, resultado do trabalho de internos capacitados na área têxtil.
A entrega dos itens foi realizada pelo Diretor do Instituto Fênix, César Rogério Félix, e recebida pelo Coordenador do Centro de Qualificação Profissional e Produção, Ronaldo Junior. O projeto tem como objetivo principal promover a empregabilidade de privados de liberdade, oferecendo qualificação técnica e preparando-os para a reintegração social por meio do trabalho.
O Presidente da Fundação Santa Cabrini, Clécius Silva de Sousa, destacou a importância da iniciativa, reforçando seu impacto na transformação de vidas:
“O Projeto Tecendo Vidas é muito mais do que uma oportunidade de capacitação; é um verdadeiro instrumento de transformação. Por meio do Governo do Estado e da parceria entre a Fundação Santa Cabrini, a Secretaria de Administração Penitenciária e o Instituto Fênix, realizamos esse trabalho de suma importância para oferecer qualificação e oportunidades reais de emprego a pessoas privadas de liberdade. Essa ação é fundamental para a reintegração dessas pessoas à sociedade, permitindo que reconstruam suas trajetórias com dignidade e esperança. Agradeço a confiança do governador Cláudio Castro em nosso trabalho, que tem como foco a reinserção social e o resgate da dignidade de todos que buscam uma nova chance no estado.”