A educação e a qualificação profissional são meios fundamentais de promoção da reintegração social da população em cumprimento de pena. Através da aquisição de novos conhecimentos e habilidades, a pessoa apenada consegue assegurar um futuro melhor para si quando a sua liberdade é recuperada. Para isso, é necessário que a sociedade entenda a finalidade do […]
A educação e a qualificação profissional são meios fundamentais de promoção da reintegração social da população em cumprimento de pena. Através da aquisição de novos conhecimentos e habilidades, a pessoa apenada consegue assegurar um futuro melhor para si quando a sua liberdade é recuperada. Para isso, é necessário que a sociedade entenda a finalidade do encarceramento como algo que vá além do castigo e da segregação. É preciso que o período de cumprimento de pena assuma um aspecto reformador e ressocializador, tendo como objetivo a reintegração e não exclusão da pessoa apenada.
Sob esse aspecto, a Fundação Santa Cabrini investe na profissionalização de pessoas em cumprimento de pena, a fim de potencializar as suas oportunidades de inserção no mercado de trabalho. Tendo em vista que o estigma e o preconceito são ainda barreiras que inibem a contratação de pessoas egressas do sistema prisional, a FSC oferece cursos de qualificação aos ressocializandos com o objetivo de otimizar suas chances de sucesso profissional na sociedade.
Antes de ser encaminhado às vagas de trabalho, toda pessoa apenada passa pelas oficinas de qualificação profissional da Fundação Santa Cabrini. Diariamente, estes workshops de ambientação profissional ocorrem na sede da Fundação, no Largo do Machado, e reforçam a ética profissional e a conduta comportamental por parte dos ressocializandos. Por meio dessas oficinas preparatórias, a FSC busca entregar trabalhadores comprometidos, motivados e dedicados, sem os vícios da ilicitude e determinados a construir uma nova história com dignidade e excelência.