Publicado em 17 de outubro de 2024
Aconteceu nesta quinta-feira (17), no auditório da Fundação Santa Cabrini (FSC), a terceira cerimônia de posse da Academia Brasileira de Letras do Cárcere (ABLC). A iniciativa, realizada com o apoio do Governo do Estado e da Secretaria de Administração Penitenciária, celebrou a reinserção social através da literatura e o protagonismo de escritores e escritoras em situação de privação de liberdade e egressos do sistema prisional.
Criada em 2023 pelo Desembargador aposentado Dr. Siro Darlan, em parceria com advogados e membros da sociedade civil, a ABLC busca destacar e valorizar as obras desses autores, promovendo o direito à educação e à expressão literária. Desde sua fundação oficial, em abril de 2024, a Academia tem dado voz a novas perspectivas e histórias de transformação.
Durante a cerimônia, onze escritores foram empossados, completando as vinte cadeiras da ABLC. Entre os novos membros, Nesseilde de Andrades, autor do livro Desvendado por Deus: um testemunho de fé, compartilhou seu percurso de transformação: “A partir de um encontro através da literatura, tive minha mente despertada para novas possibilidades, que foi buscar a transformação através da educação e estudos. Então ingressei na faculdade, sou formado em História, sou professor, e foi através da literatura que tive minha vida transformada.”
O evento contou com a presença de autoridades importantes, como o Presidente da Fundação Santa Cabrini, Clécius Silva de Sousa; o Diretor de Produção e Comercialização da FSC, Alexandre Augusto Gonçalves; a Presidente da ABLC, Silvana Santos; o Vice-Presidente da ABLC, Dr. Siro Darlan; Bobi, da Instituição Radar Artes Visuais; Carlos Alberto Silva; e a Jornalista Mônica Sanches.
A cerimônia é um exemplo do poder da literatura para transformar vidas e construir novas histórias. Parabenizamos todos os novos acadêmicos por escreverem um novo capítulo em suas vidas!