Arquivo de janeiro 31-03:00 2024

Fundação Santa Cabrini, SEAP e URCA Ambiental promove oportunidades na Economia Verde para mulheres em cumprimento de pena

Postado por Lu Vieira em 31/jan/2024 - Sem Comentários

Fundação Santa Cabrini Impulsiona Cuidado e Desenvolvimento em Visita Técnica à Seeduc de Niterói

Postado por Lu Vieira em 26/jan/2024 - Sem Comentários

Fundação Santa Cabrini: Jornada de Cuidado e Desenvolvimento na Seeduc de Nova Iguaçu

Postado por Lu Vieira em 24/jan/2024 - Sem Comentários

Seja um Parceiro

Postado por Lu Vieira em 24/jan/2024 - Sem Comentários

A FUNDAÇÃO SANTA CABRINI pode ajudar sua empresa a encontrar mão de obra que se ajuste ao seu projeto ou negócio.

Gostaria de treinar e/ou qualificar sua própria mão de obra?

Podemos atuar separadamente ou em conjunto, na formação de profissionais qualificados e treinados para o que você precisa. Temos espaços próprios para estas atividades.

Para saber mais, entre em contato com comercial@santacabrini.rj.gov.br

FUNDAÇÃO SANTA CABRINI

Largo do Machado, 48 – Catete

Rio de Janeiro – RJ.

CEP: 22221-020

(21) 2334.4141

Vem com a LEP

Postado por Lu Vieira em 24/jan/2024 - Sem Comentários

Quem são os profissionais recrutados e qualificados pela Fundação Santa Cabrini?  

Profissionais em cumprimento de pena nos regimes aberto, semi-aberto e egressos em livramento condicional, criteriosamente selecionados e capacitados pela FSC.

Quais são os benefícios de contratar o trabalho em cumprimento de pena? 

Redução de aproximadamente 50% dos custos

Empregar um profissional em cumprimento de pena é apoiar a sua superação e reintegração ao convívio social. Em vista disto, a contratação de trabalhadores em privação de liberdade é isenta de encargos sociais e trabalhistas, o que reduz por volta de 50% os custos contratuais em relação ao regime tradicional da Consolidação de Leis Trabalhistas (CLT).

Por ser regida pela LEP, ao invés da CLT, a contratação de trabalhadores privados de liberdade isenta a empresa contratante de: 

– Encargos sociais e trabalhistas, vínculo empregatício, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), aviso prévio indenizado ou não; 13° salário, repouso semanal remunerado, licença maternidade, licença paternidade; auxílio enfermidade ou contribuição previdenciária.

Recrutamento personalizado e seleção de talentos pela FSC

A Fundação Santa Cabrini recruta, prepara e oferece profissionais capacitados para o ambiente corporativo e à cultura organizacional da empresa. 

Nesse sentido, antes de encaminhar às vagas de trabalho, a FSC se preocupa em desenvolver a excelência comportamental de seus trabalhadores em cumprimento de pena no ambiente de trabalho, por meio de workshops e treinamentos periódicos realizados na sede da instituição, no Largo do Machado, onde se promove competências comportamentais essenciais, como pontualidade, foco, trabalho em equipe, compromisso, entre outros. A Fundação Santa Cabrini recruta e seleciona os seus colaboradores, levando-se em consideração tanto a postura comportamental do indivíduo ante ao ambiente do trabalho, quanto também a sua real disposição em mudar de vida. Para isso, a instituição realiza entrevistas, avaliações e acompanhamento com assistentes sociais e psicólogos, que analisam o perfil psicológico e comportamental de cada cidadão privado de liberdade.

Mão de obra com crescente qualificação

A FSC trabalha diariamente para entregar profissionais competentes e qualificados ao mercado de trabalho. 

>> Programa Mudar de Vida: Perspectivas Além do Horizonte

A Fundação Santa Cabrini fomenta a qualificação educacional, técnica e multidisciplinar de seus funcionários em seu Centro de Qualificação Profissional no Rio Comprido, o CQPRO. Por meio do programa “Mudar de Vida”, parceria entre a FSC e o Instituto Multidisciplinar de Formação Humana, os contratados pela Fundação Santa Cabrini são certificados pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro através de cursos a nível médio e técnico, que também incidem na remição de um dia de pena a cada 12 h de estudo/curso (Lei n° 12.433/11).

>> Capacita Social

O Projeto Capacita Social, fruto da parceria entre a Fundação Santa Cabrini e o Instituto Chaya, tem como principal objetivo oferecer cursos de capacitação profissional gratuitos para egressos e pessoas em cumprimento de pena. Essa iniciativa visa fornecer as ferramentas essenciais para o desenvolvimento pessoal e a reintegração na sociedade.

Com aulas agendadas duas vezes por semana em quatro núcleos estrategicamente distribuídos nas Zonas Norte e Oeste do Rio de Janeiro, o Capacita Social almeja atender até 300 pessoas. Os participantes terão acesso a uma ampla gama de cursos, abrangendo áreas como Barbeiro, Informática, Design de Sobrancelha, Social Media, Pizzaiolo e Panificação, oferecendo oportunidades tangíveis de emprego e empreendedorismo.

Profissionais que superam as suas expectativas

Contrate trabalhadores em cumprimento de acordo com as suas expectativas técnicas. 

Em virtude da Portaria n° 402, publicada em Diário Oficial (31/01), a FSC possibilita a contratação por diferentes remunerações ou níveis de gerenciamento (que vão de zero a oito no total, sendo o nível 1 equivalente ao salário mínimo nacional), tendo em vista o grau de qualificação e competência técnica esperado pela empresa. A Fundação Santa Cabrini oferece colaboradores com capacitação a nível médio, técnico e superior, aptos ao exercício profissional imediato nas mais variadas áreas, como auxiliar de serviços gerais, assistente administrativo, atendente, recepcionista, arquivista, marceneiro; auxiliar de manutenção, eletricista, costureira, copeira, entre muitas outras.

Contratação segura e sem burocracia 

O setor de empregabilidade da FSC, que intermedia a relação entre o contratado e o contratante, coordena visitas, monitorias e inspeções periódicas reguladas nos locais de trabalho, a fim de monitorar e reforçar o bom desempenho profissional por parte dos colaboradores em comprimento de pena. Além disso, cabe ressaltar que no modelo da LEP, não há aviso prévio nem vínculo empregatício. Assim, a contratação resguarda os interesses da empresa, tendo em vista que em caso de alguma postura não satisfatória por parte do apenado, a sua substituição por outro que esteja apto às atividades poderá ocorrer de forma imediata e sem complicações. Ademais, dependendo da contratação, a legislação também prevê a possibilidade de aquisição dos produtos e serviços do trabalho prisional, sem a necessidade de licitação e com custos reduzidos. 

Ampliação expressiva da responsabilidade social da corporação 

As instituições parcerias da FSC cumprem um papel crucial no enfrentamento dos ciclos de reincidência criminal e violência na sociedade: o acesso ao exercício profissional remunerado confere ao indivíduo aprendizado, saber técnico, disciplina, especialização, retomada da autoestima e das expectativas em relação ao futuro, além de atenuar a quantidade de pena. O trabalho em cumprimento de pena garante a geração de renda e o sustento digno de profissionais que buscam uma oportunidade de recomeço e de reinserção ao mercado de trabalho.

Institucional

Postado por Lu Vieira em 23/jan/2024 - Sem Comentários

Instituída pelo Decreto Estadual N° 360 de 22 de setembro de 1977, a FUNDAÇÃO SANTA CABRINI é responsável pela gestão do trabalho prisional do Estado do Rio de Janeiro, tendo como atribuição institucional a promoção da reintegração da população em cumprimento de pena por meio do trabalho e da qualificação profissional.

Órgão vinculado à Secretaria de Administração Penitenciária, a FUNDAÇÃO SANTA CABRINI integra a Administração Indireta do Governo do Estado do Rio de Janeiro, e é regulamentada pela Lei Federal 7.210/84 (Lei de Execuções Penais – LEP), que garante o direito à remuneração e à remição de pena por parte dos apenados, assim como a isenção de vários encargos sociais às empresas contratantes. Na prática, a FSC é a ponte que conduz o apenado da experiência prisional de volta ao convívio em sociedade, visando a sua reinserção profissional ao mercado de trabalho.

Conforme o Art. 10 da LEP, “a assistência ao preso e ao internado é dever do Estado, objetivando prevenir o crime e orientar o retorno à convivência em sociedade”. Seguindo esta determinação constitucional, o Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Fundação Santa Cabrini, entende que o papel da pena privativa de liberdade não é excluir ou punir, mas sim reintegrar o indivíduo ao convívio social com trabalho e excelência profissional. Para isso, a FSC promove e gerencia o trabalho prisional remunerado, que contribui com a reinserção social da pessoa apenada de forma interdisciplinar: No plano comportamental, impede a ociosidade, estimula a disciplina e até reduz a violência nas unidades penitenciárias. Do ponto de vista profissional, o trabalho prisional promove a geração de renda e a retomada de vida em sociedade com capacitação e dignidade.

Por fim, o trabalho prisional beneficia não apenas o apenado e as empresas parceiras , mas sim toda a sociedade: Refreia a reincidência criminal e a violência na sociedade, contém os gastos públicos com as políticas de encarceramento e manutenção do sistema penitenciário; e devolve profissionais competentes e qualificados de volta ao convívio em sociedade, cumprindo assim, o papel de resgate e reintegração da pena privativa de liberdade.

Missão

Desenvolver e executar políticas públicas voltadas para a reintegração da população privada de liberdade no estado do Rio de Janeiro, por meio da gestão do trabalho prisional, cumprindo assim, o dever constitucional do Estado de promover a reinserção social do público em cumprimento de pena (art. 10 da LEP, n° 7.210/84)

Objetivo

Prover os meios necessários para que a população em cumprimento de pena retorne ao mercado de trabalho, evitando a reincidência e promovendo o seu retorno ao convívio em sociedade com dignidade e qualificação.

Visão

Ser reconhecida em âmbito nacional e internacional pela promoção dos direitos humanos e pelo resgate da cidadania da população em cumprimento de pena. Assim, contribuir com a construção de uma sociedade fluminense mais cidadã, inclusiva e segura, sob índices reduzidos de violência e reincidência criminal.

Fundação Santa Cabrini Coloca a Saúde Mental em Foco durante Janeiro Branco

Postado por Lu Vieira em 20/jan/2024 - Sem Comentários

Fundação Santa Cabrini: Compromisso, Dedicação e Empatia Rumo a um Novo Ano

Postado por Lu Vieira em 03/jan/2024 - Sem Comentários

Presidente da Fundação Santa Cabrini, Alex Braz