Postado por Lu Vieira em 18/jul/2024 - Sem Comentários
Postado por Lu Vieira em 16/jul/2024 - Sem Comentários
Ouvidoria:
Atendimento: Segunda a sexta, das 9h às 17h
E-mail: ouvidoria@santacabrini.rj.gov.br
Endereço: Largo do Machado, 48, Catete/RJ
Postado por Lu Vieira em 15/jul/2024 - Sem Comentários
Em uma iniciativa que une esforços para fortalecer a segurança pública e promover a reintegração social, a Fundação Santa Cabrini, em parceria com a Secretaria de Estado de Governo (Segov) iniciou a produção de coletes para o programa Operação Segurança Presente. A fabricação dos materiais, que começou neste mês de julho, irá entregar dezenas de coletes para os agentes da Cabine de Del Castilho do Segurança Presente, que será inaugurada em breve.
Sob a determinação do Governador Cláudio Castro, a parceria entre a Fundação Santa Cabrini e a Segov tem como objetivo oferecer oportunidades de trabalho e capacitação para os privados de liberdade que trabalham na Oficina de costura, do Centro de Qualificação e Produção da FSC (CQPRO), no Rio Comprido. Segundo o Presidente Clécius Silva de Sousa, a colaboração irá permitir a retomada de vida por parte de trabalhadores em cumprimento de pena: ‘’Esta iniciativa é um exemplo claro de como podemos integrar a segurança pública com ações de reintegração social, proporcionando às pessoas em cumprimento de pena a chance de aprender um ofício e contribuir para a sociedade”, destacou o Presidente da Fundação Santa Cabrini, Clécius Silva de Sousa.
A Fundação Santa Cabrini, gestora damão de obra prisional no estado do Rio de Janeiro, coordena a produção de costura de diversos materiais, como coletes, camisas, uniformes, fornecendo treinamento e supervisão para garantir a qualidade dos itens confeccionados no CQPRO. A confecção é realizada pelos privados de liberdade, que recebem treinamento e têm a oportunidade de adquirir habilidades que podem ser úteis após o cumprimento de suas penas. Além disso, o trabalho contribui para a redução da reincidência criminal, proporcionando uma nova perspectiva de vida aos envolvidos.
Atenção, gestor público ou empresário: Seja parceiro você também! Faça parte do nosso time e contrate os nossos serviços de costura. Entre em contato com o comercial@santacabrini.rj.gov.br
Postado por Lu Vieira em 15/jul/2024 - Sem Comentários
Em uma emocionante cerimônia realizada nesta sexta-feira (12), no A5 Offices, no Recreio dos Bandeirantes, alunos do programa Capacita Social celebraram a conclusão de cursos que estão transformando suas vidas. O projeto, que visa capacitar profissionalmente pessoas em cumprimento de pena, formou turmas nas áreas de Barbeiro, Designer de Sobrancelha, Informática e Social Media.
O evento foi marcado por um momento de inspiração e gratidão, onde os formandos compartilharam suas experiências e os desafios superados ao longo do programa. “Este dia representa não apenas a conquista de novos conhecimentos, mas também a conquista de novas oportunidades”, afirmou Jerônimo Dival, formando do curso de barbeiro do Programa Capacita Social .
O Capacita Social é uma iniciativa de colaboração entre a Fundação Santa Cabrini e o Instituto Chaya, que têm como missão não apenas ensinar competências técnicas, mas também promover a reintegração social e a cidadania. “Estamos muito orgulhosos dos nossos alunos e de tudo o que eles conquistaram. Este é apenas o começo de uma jornada de sucesso e transformação”, declarou a Coordenadora Social do Instituto Chaya, Angela Verônica.
Os cursos oferecidos são cuidadosamente selecionados para atender às necessidades do mercado e às aspirações individuais dos participantes. Desde técnicas avançadas de barbearia até estratégias eficazes de gestão de mídias sociais, os alunos recebem um treinamento abrangente que os prepara para o mercado de trabalho.
A cerimônia contou com a presença do Presidente da Fundação Santa Cabrini, Clécius Silva de Sousa, Diretor de Produção e Comercialização da FSC, Alexandre Augusto, Vice-Presidente do Instituto Chaya, Monalu Di Blasi, Diretor Secretário do Instituto Chaya, Antonio Carlos, Presidente da Suderj, Marcos Santos, Vice-Presidente da Suderj, Clodoaldo da Silva, Agente de Saneamento da CEDAE, Joel Silva, Ex-Secretário de Integração Metropolitana, Marcos Dias e a Assistente Social do Escritório Social, Analu Nóbrega.
Para aqueles interessados em participar do próximo ciclo de cursos do Capacita Social, as inscrições já estão abertas. Mais informações podem ser obtidas através do site oficial do Instituto Chaya ou pelo telefone (21) 3527-3952.
Postado por Lu Vieira em 10/jul/2024 - Sem Comentários
Na tarde desta quarta-feira (10), o Presidente da Fundação Santa Cabrini, Clécius Silva de Sousa, participou de uma importante reunião com o Dr. Siro Darlan, com o objetivo de planejar estratégias para promover a cidadania da população em cumprimento de pena no estado do Rio de Janeiro.
Além do Presidente da FSC, Clécius Silva de Sousa, e do Dr. Siro Darlan, estiveram presentes no encontro o Coordenador Adjunto do Programa Mudar de Vida, Professor Ronaldo Melo, a Chefe de Gabinete da FSC, Alessandra Vasques Werner, e a Assessora da Presidência, Ane Bartholomeu.
Durante a visita, o Presidente Clécius Silva de Sousa guiou o Desembargador Dr. Siro Darlan para conhecer as instalações e os setores da Fundação Santa Cabrini. Essa iniciativa proporcionou ao Dr. Siro Darlan uma visão detalhada do trabalho realizado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro em prol da reinserção social dos privados de liberdade.
🫵Conheça você também os serviços da FSC. Atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, no Largo do Machado, 48, Catete.
Postado por admin em 09/jul/2024 - Sem Comentários
Na manhã da última quinta-feira (4), o Presidente da Fundação Santa Cabrini, Clécius Silva de Sousa, esteve reunido com o Diretor-Presidente da CEDAE, Aguinaldo Ballon, a fim de planejar a continuidade do programa Replantando Vida, assim como a instalação de viveiros florestais em outras unidades prisionais.
Participaram também da reunião, o Deputado Estadual Danniel Librelon; o Subsecretário de Tratamento Penitenciário da SEAP, Lúcio Flávio, e o Diretor de Saneamento e Grande Operação, Daniel Barbosa Okumura.
”O Replantando Vida é o maior programa de ressocialização do Estado do Rio de Janeiro, que além de empregar os privados de liberdade como agentes reflorestadores, também promove a recuperação ambiental da mata atlântica. Através dessa ação conjunta entre a SEAP, a CEDAE e a FSC, planejamos extender nossos viveiros para mais unidades prisionais, promovendo assim mais sustentabilidade e transformação de vidas”
explicou o Presidente Clécius Silva de Sousa.
O Replantando Vida é o maior empregador de pessoas em cumprimento de pena no Brasil. Com 7 viveiros estruturados e com uma produção de mais de 2 milhões de mudas por ano, o programa já transformou a história de milhares de pessoas privadas de liberdade na sociedade fluminense.
Postado por admin em 09/jul/2024 - Sem Comentários
Na manhã dessa terça-feira (3), ocorreu a aula inaugural da terceira turma do programa Mudar de Vida, no Centro de Qualificação Profissional da Fundação Santa Cabrini. Com cerca de 50 alunos matriculados, o programa contará com cursos de Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Serviços Gerais e Empreendedorismo. Na visão do Vice-Presidente da FSC, Sr. João Batista Macedo da Silva, o programa marca o início de um novo ciclo na vida dos inscritos:
”Toda caminhada começa com um passo. Hoje, cada um desses alunos está dando um passo rumo a uma nova vida. O GOVRJ, através do programa Mudar de Vida, está aqui de portas abertas para ajudar a todos que querem recomeçar”, comentou.
O programa “Mudar de Vida: Perspectivas Além do Horizonte” é uma parceria entre a Fundação Santa Cabrini e o Instituto Multidisciplinar de Formação Humana com Tecnologias da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ-IFHT). Criado em 2021, o programa já certificou milhares de pessoas privadas de liberdade ao mercado de trabalho. Além da formação em si, os alunos recebem vale-transporte para a participação efetiva nos cursos. Entre os projetos anunciados na aula inaugural, destaca-se a inclusão da família dos alunos: “Transformação de vida só acontece com acesso à oportunidade. E apartir de agora, o programa Mudar de Vida também estará aberto para receber os familiares de vocês. A UERJ é a Universidade do Povo e ela está pronta para acolher a todos que buscam mudar de vida”, explicou o Diretor do IFHT, Professor Carlos Alberto Pereira de Oliveira.
Participaram do evento o Vice-Presidente, João Batista Macedo da Silva, o Diretor do IFHT, Carlos Alberto Pereira de Oliveira; a Professora da Seeduc, Fernanda Reis Lopes e o Diretor de Produção e Comercialização da FSC, Alexandre Augusto Gonçalves, entre outros.
Inscrições para as próximas turmas do Mudar de Vida podem ser realizadas presencialmente na sede da Fundação Santa Cabrini, no Largo do Machado, 48, Catete (segunda a sexta-feira, 9h às 16h), ou por meio do número de WhatsApp (21) 98723-4592. As aulas acontecem no Centro de Qualificação e Produção da FSC, no Rio Comprido (Avenida Paulo Frontin, 452) e contam com certificação da UERJ.