Postado por Dionny Santana em 17/dez/2024 - Sem Comentários
Na última terça-feira (17), foi realizado no auditório Professora Regina Weismann, Bloco F, 2° andar da UERJ, a “Culminância dos Projetos de Inovação com a Fundação Santa Cabrini”. Este evento apresentou os feitos realizados ao longo do ano da parceria entre a Fundação Santa Cabrini e o IFHT (Instituto Multidisciplinar de Formação Humana com Tecnologia), por meio do Programa Mudar de Vida: Perspectivas Além do Horizonte.
O programa foca na qualificação e no acompanhamento de pessoas privadas de liberdade e seus familiares, proporcionando cursos de capacitação como auxiliar administrativo, auxiliar de serviços gerais, empreendedorismo e e-commerce, além de oficinas especializadas em áreas como barbeiro e trancista. Graças à parceria com a Secretaria de Políticas Inclusivas, as oportunidades foram ampliadas, atendendo não apenas pessoas em cumprimento de pena, mas também dependentes químicos, pessoas com deficiência e seus familiares, garantindo acesso à educação e ao mercado de trabalho para população em situação de vulnerabilidade.
Na culminância, contamos com a presença de nossos colaboradores, como a Chefe de Gabinete, Alessandra Werner; o Diretor de Produção e Comercialização, Dr. Alexandre; o Coordenador de Qualificação e Capacitação, Bruno Britto; o Assistente de Coordenação de Qualificação e Capacitação Profissional, Igor Alves; e a Coordenadora Psicossocial, Nathália Oliveira. Eles apresentaram o trabalho e a relevância da Fundação no Estado do Rio de Janeiro.
Durante o evento, foi lançada a Cartilha “Caminhos da Fundação Santa Cabrini”, cujo objetivo é apresentar os próximos passos para a ressocialização, a capacitação para o mercado de trabalho e a transformação de vida para as pessoas privadas de liberdade e seus familiares. A cartilha foi idealizada pelos colaboradores da Fundação Santa Cabrini, Bruno Britto e Igor Alves, juntamente com a Coordenadora Adjunta do Programa Mudar de Vida, Genciara Marinho, que identificaram a necessidade de divulgar os serviços disponíveis para este público.
Além disso, também ocorreu o lançamento do livro “Que cidadão eu desejo ser?”, que aborda o impacto da violência intrafamiliar no cotidiano de crianças e adolescentes. O livro conta com ilustrações feitas pelos alunos e pelos professores dos cursos. A obra foi idealizada e desenvolvida pelos professores do Programa Mudar de Vida, Gabriel Pires e Márcia Vieira, e contou com a colaboração do colaborador da FSC, Igor Alves.
Cada passo é fundamental para a reintegração social e uma nova chance para aqueles que estão cumprindo pena. Por meio de parcerias com diferentes setores, conseguimos abrir portas e ajudar a transformar histórias de vida. A Fundação Santa Cabrini, no cumprimento de sua função de gerir o trabalho prisional do Estado do Rio de Janeiro, tem como atribuição institucional a promoção da reintegração da população em cumprimento de pena, oferecendo oportunidades de trabalho e qualificação profissional.
Postado por Dionny Santana em 13/dez/2024 - Sem Comentários
Nesta sexta-feira (13), o programa Mudar de Vida: Perspectivas Além do Horizonte celebrou a formatura de 48 pessoas em cumprimento de pena, que concluíram cursos de qualificação profissional nas áreas de Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Serviços Gerais, Informática e E-commerce. A cerimônia, realizada no auditório 71 da Universidade do Rio de Janeiro (UERJ), marcou um momento importante de transformação na vida de privados de liberdade que, com o apoio do programa, começaram a reescrever suas histórias.
O programa, que é fruto de uma parceria entre a Fundação Santa Cabrini, do Instituto Multidisciplinar de Formação Humana com Tecnologias (IFHT) e da Secretaria de Políticas Inclusivas, tem como objetivo proporcionar novas perspectivas para pessoas em situação de vulnerabilidade, buscando prepará-las para o mercado de trabalho e promover sua reintegração social. Este projeto se destaca como uma verdadeira ferramenta de mudança, oferecendo a qualificação necessária para aqueles que buscam um recomeço.
Renan Medina, 29 anos, foi um dos formandos e sua história de superação é um reflexo do impacto do programa. Após cumprir pena, Renan encontrou no Mudar de Vida a oportunidade de reconstruir sua trajetória. “Você pode mudar de vida, mesmo diante de um passado ruim. Eu mudei de vida através desse programa e falo para aqueles que estão desacreditados: acreditem e busquem essa nova chance. Eu sou a prova viva de que é possível recomeçar. Obrigado à Fundação, obrigado ao Programa Mudar de Vida”, disse Renan, emocionado.
O Presidente da Fundação Santa Cabrini, Clécius Silva de Sousa, ressaltou a importância do projeto, que busca dar dignidade a cada participante. “Foi uma manhã de muita alegria e comemoração, e sou grato a toda a equipe pelo empenho. Trabalhamos diariamente para devolver a dignidade a essas pessoas, que, por meio do trabalho e da qualificação, buscam uma nova história. A Fundação Santa Cabrini está de portas abertas aos que buscarem essa segunda chance”, afirmou o presidente da FSC, Clécius Silva de Sousa.
Além da participação do Presidente da FSC, Clécius Silva de Sousa, estiveram presentes o Vice-Presidente da FSC, João Batista Macedo, o Diretor de Produção e Comercialização, Alexandre Augusto Gonçalves, representando o Subsecretário de Tratamento Penitenciário, Lúcio Flávio Alves, a Secretária de Administração Penitenciária, Maria Rosa Lo Duca Nebel, a Coordenadora de Reinserção Social, Fernanda Trovão, representando a Reitoria, Marisa Dreyer, o Diretor do IFHT, Carlos Alberto de Oliveira, representando a Subsecretária de Políticas Inclusivas, Bia Pacheco, a Coordenadora de Acessibilidade, Érica Araujo, e o Professor Paraninfo, Gabriel Pires.
Este ano, o programa expandiu ao abrir novas oportunidades para pessoas com deficiência e dependentes químicos em cumprimento de pena, além de seus familiares. A parceria com a Subsecretária de Políticas Inclusivas trouxe cursos voltados ao mercado de trabalho, como Empreendedorismo e E-commerce. O projeto também apostou em oficinas práticas, como trancista, barbeiro e designer de sobrancelhas, como formas de estimular a geração de renda e o empreendedorismo.
O Programa Mudar de Vida: Perspectivas Além do Horizonte tem mostrado que, com oportunidades e apoio adequado, é possível transformar realidades. Mais do que capacitação profissional, ele representa uma chance de reintegração plena e de um recomeço para aqueles que mais precisam. Essa iniciativa, realizada por meio do Governo do Estado, através da parceria entre a Fundação Santa Cabrini, o IFHT/UERJ e a Secretaria de Políticas Inclusivas, e com o apoio da Secretaria de Administração Penitenciária, é um exemplo de como ações concretas podem promover uma verdadeira mudança social, contribuindo para a construção de um futuro mais justo e igualitário para todos.
Postado por Lu Vieira em 11/dez/2024 - Sem Comentários
O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Fundação Santa Cabrini e com o apoio da SEAP, oferece o serviço de buffet para o seu evento!
Nossa equipe, formada por profissionais em cumprimento de pena, é capacitada para prestar um serviço de alta qualidade.
Ao optar pelo nosso buffet, você não apenas garante uma experiência gastronômica excepcional para seus convidados com menos custos, mas também contribui diretamente com a inclusão social. Este projeto faz parte do nosso compromisso em proporcionar uma nova oportunidade para aqueles que buscam escrever uma nova história.
É a sua oportunidade de realizar um evento inesquecível, com menos custos e mais impacto social!
Para mais informações, entre em contato conosco:
gastronomia@santacabrini.rj.gov.br