Arquivo de maio 09-03:00 2025

Fundação Santa Cabrini realiza homenagem emocionante às mães colaboradoras

Postado por Lu Vieira em 09/maio/2025 - Sem Comentários

A Fundação Santa Cabrini promoveu uma homenagem especial às mães colaboradoras em alusão ao Dia das Mães. A celebração aconteceu na sede da instituição, no Largo do Machado, e também no Centro de Qualificação Profissional e Produção (CQPRO), no Rio Comprido.

Durante a celebração, as colaboradoras que são mães foram presenteadas com uma lembrança simbólica, entregue pessoalmente pelo Presidente da Fundação, Clécius Silva de Sousa, e pelo Vice-Presidente, João Batista Macedo da Silva. O gesto representou um reconhecimento ao esforço diário dessas mulheres que, além de suas atividades profissionais, exercem com dedicação o papel de mães.

O momento foi marcado por gestos de carinho, gratidão e respeito, promovendo um ambiente de valorização e afeto. A homenagem reafirma o compromisso institucional da Fundação Santa Cabrini com a promoção de uma cultura organizacional sensível às múltiplas jornadas enfrentadas pelas mulheres, destacando a importância da maternidade e do cuidado no ambiente de trabalho.

Fundação Santa Cabrini avança em diálogo com a Prefeitura de Paraíba do Sul para parceria em prol da reintegração social

Postado por Lu Vieira em 08/maio/2025 - Sem Comentários

O Presidente da Fundação Santa Cabrini, Clécius Silva de Sousa, esteve no município de Paraíba do Sul para uma reunião com o Prefeito Julio Canelinha. O encontro teve como objetivo apresentar os serviços oferecidos pela instituição e alinhar um possível convênio voltado à reintegração social de pessoas privadas de liberdade.

Durante a reunião, foi discutida a possibilidade de contratação de mão de obra prisional para atuação em serviços municipais, além da aquisição de coletes confeccionados por privados de liberdade sob a gestão da Fundação. A proposta visa promover a cidadania por meio da capacitação profissional e da empregabilidade.

Além do Presidente da Fundação Santa Cabrini, Clécius Silva de Sousa e do Prefeitura de Paraíba do Sul , Julio Canelinha, participaram da reunião o Secretário de Governo, Renato Cezar Medeiros; a Secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Nathalia Zacaron; e o Coordenador Municipal de Defesa Civil, Maj Villela. O diálogo reforça o interesse da administração municipal em desenvolver parcerias que integrem responsabilidade social, economia e segurança pública.

Para o presidente Clécius Silva de Sousa, iniciativas como essa são essenciais para transformar realidades:

“Esse diálogo com a Prefeitura de Paraíba do Sul reforça o quanto a colaboração entre diferentes setores é essencial para construirmos soluções duradouras. Acreditamos que a capacitação profissional e o trabalho são ferramentas poderosas de transformação, capazes de resgatar a dignidade e abrir novas possibilidades para quem está em processo de reintegração. Encontrar gestores públicos comprometidos, como o prefeito Julio Canelinha e sua equipe, nos motiva a seguir firmes em nossa missão de reinserção social por meio de oportunidades reais. Quando unimos esforços, todos ganham: o município, o estado, a segurança pública e, principalmente, aqueles que lutam por uma segunda chance.”

A produção dos coletes representa uma alternativa economicamente viável e socialmente responsável para o município, ao mesmo tempo em que reconhece e valoriza o esforço de recomeço de pessoas em cumprimento de pena.

A expectativa é de que os próximos encontros avancem para a formalização do convênio, consolidando mais uma ação concreta de reinserção social no estado do Rio de Janeiro.

Projeto Tecendo Vidas certifica mulheres privadas de liberdade na Penitenciária Talavera Bruce, em Bangu

Postado por Lu Vieira em 07/maio/2025 - Sem Comentários

Na última quarta-feira (7), na Penitenciária Talavera Bruce, em Bangu, foi realizada a cerimônia de formatura de 41 mulheres privadas de liberdade que concluíram o curso do Projeto Tecendo Vidas. A iniciativa é fruto da parceria entre a Fundação Santa Cabrini, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP) e o Instituto Fênix, com o objetivo de promover capacitação profissional e oferecer trabalho remunerado a pessoas em cumprimento de pena.

Durante a solenidade, também foi inaugurado o novo galpão da Fábrica de Costura da unidade. Reformado e com estrutura ampliada, o espaço foi especialmente preparado para receber o projeto, proporcionando um ambiente climatizado e acolhedor aos participantes.

As formandas certificadas são responsáveis pela produção de itens que integram os kits de vestuário distribuídos nas unidades prisionais do estado, como calças, camisetas, meias e chinelos. A meta do projeto é ultrapassar 600 mil peças produzidas para atender a demanda dos novos custodiados do sistema prisional fluminense.

Estiveram presentes na cerimônia o Presidente da Fundação Santa Cabrini, Clécius Silva de Sousa, o Vice-Presidente da Instituição, João Batista Macedo da Silva, o Vice-Presidente do Instituto Fênix, Manoel Jorge Lisboa, a Secretária de Administração Penitenciária, Maria Rosa Lo Duca Nebel, a Diretora do Instituto Penal Talavera Bruce, Ana Paula Leone, a Coordenadora da Cofemci, Daniele Freitas, o Superintendente de Unidades Prisionais do Interior Isolado, Vanderson Nunes, e o Superintendente de Engenharia, Lenon Paulo.

Fundação Santa Cabrini estuda nova modalidade de vale-transporte em parceria com a We Benefícios

Postado por Lu Vieira em 06/maio/2025 - Sem Comentários

Na última semana, a Fundação Santa Cabrini recebeu em sua sede, no Largo do Machado, representantes da We Benefícios, empresa do Grupo RioCard+. O encontro teve como objetivo apresentar uma nova modalidade para aquisição de cartões de vale-transporte, que promete trazer mais praticidade, economia e eficiência na gestão dos benefícios oferecidos aos colaboradores.

Participaram da reunião, pela Fundação Santa Cabrini, o Diretor de Comercialização e Produção, Alexandre Augusto Gonçalves, e o Diretor de Recursos Humanos, Pedro Murray. Representando a We Benefícios estiveram presentes a Supervisora Comercial, Luana Macedo, e o Consultor de Vendas, Diogo Carvalho.

A iniciativa faz parte do compromisso da Fundação em buscar soluções que otimizem seus processos internos e valorizem seus profissionais.

Diálogo em Prol da Reinserção Social no Estado

Postado por Lu Vieira em 05/maio/2025 - Sem Comentários

Nesta segunda-feira (05), o Presidente da Fundação Santa Cabrini, Clécius Silva de Sousa, recebeu em sua sede, no Largo do Machado, o Comandante do Comando de Policiamento Especializado, Cel. Luiz Octavio, e o Secretário de Estado de Polícia Militar, Cel. Menezes. O encontro teve como objetivo alinhar um trabalho conjunto entre a Fundação Santa Cabrini e a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.

Durante a reunião, foram apresentadas as iniciativas e projetos da FSC, incluindo o serviço têxtil realizado com a mão de obra prisional. Além disso, foi discutida a possibilidade de uma futura contratação para a confecção de itens como coletes, camisas e outros itens, fortalecendo ainda mais a colaboração entre as instituições e gerando novas oportunidades de inclusão para pessoas em cumprimento de pena.

Estiveram presentes no encontro o Presidente da FSC, Clécius Silva de Sousa, o Comandante do Comando de Policiamento Especializado, Cel. Luiz Octavio, o Secretário de Estado de Polícia Militar, Cel. Menezes, e o Deputado Estadual, Danniel Librelon

Programa Mudar de Vida inicia novas turmas e reforça compromisso com a reintegração social no estado do Rio de janeiro

Postado por Lu Vieira em 05/maio/2025 - Sem Comentários

O Programa Mudar de Vida: Perspectivas Além do Horizonte segue ampliando oportunidades para quem busca reescrever sua história. Nesta segunda-feira (05), foram realizadas, no Auditório Professora Regina Weissmmann, as matrículas das novas turmas dos cursos de empreendedorismo e Auxiliar de Serviços Gerais, voltados para pessoas em cumprimento de pena, egressos do sistema prisional e seus familiares. A iniciativa é fruto da parceria entre a Fundação Santa Cabrini e o Instituto Multidisciplinar de Tecnologias Humanas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

O programa vai além da formação profissional. Os participantes contam com uma ampla rede de atendimentos psicossociais, que oferece suporte integral durante a jornada de reintegração social. Somente no primeiro trimestre de 2025, foram 555 pessoas atendidas e 855 serviços prestados, o que demonstra o alcance e a efetividade da ação. Dentre esses atendimentos, destacam-se: 283 encaminhamentos para emprego, 136 participações em cursos, 127 orientações sobre pecúlio, 101 atendimentos relacionados à documentação, 36 atendimentos voltados às famílias, entre outros serviços essenciais.

Através da capacitação, do acolhimento e do acesso a direitos, o Programa Mudar de Vida reafirma seu compromisso com a transformação social. A Fundação Santa Cabrini, junto a seus parceiros, continua trabalhando para promover dignidade, inclusão e novas possibilidades para quem deseja reconstruir sua trajetória com autonomia e esperança.

Fundação Santa Cabrini e CAPS Heleno de Freitas alinham parceria para fortalecimento da reinserção social

Postado por Lu Vieira em 05/maio/2025 - Sem Comentários

Na última segunda-feira (05), a Fundação Santa Cabrini recebeu, em sua sede no Largo do Machado, a equipe do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Heleno de Freitas para uma reunião estratégica voltada ao fortalecimento da reinserção social de pessoas em cumprimento de pena.

O encontro foi conduzido pelo setor Psicossocial da Fundação e teve como objetivo alinhar uma parceria que visa ampliar o acesso da população atendida a serviços de saúde mental, acompanhamento psicossocial e suporte integral durante o processo de reintegração à sociedade.

A iniciativa integra os esforços contínuos da Fundação Santa Cabrini para construir pontes entre instituições públicas, promovendo ações intersetoriais que garantam mais dignidade, oportunidades e cuidado à população em situação de vulnerabilidade. O diálogo entre as equipes reforça o compromisso mútuo com políticas de acolhimento e inclusão social, fundamentais para a efetividade dos programas de ressocialização.