Empreender para Superar: Nova edição da parceria entre a FSC e SEBRAE capacita população sob pena privativa de liberdade


Mais uma edição do Empreender para Superar, parceria entre a FSC e o SEBRAE, capacitou pessoas em cumprimento de pena, na sede da Fundação Santa Cabrini, no Largo do Machado. Vinte e nove apenados foram certificados pela iniciativa, que abordou os temas de comunicação não violenta (CNV), empreendedorismo e abertura do MEI. O evento ocorreu na última quinta-feira (7) e deu continuidade a parceria das instituições com a proposta de promover o empreendedorismo como instrumento de socialização da população em cumprimento de pena.

A psicóloga da FSC, Nathalia Oliveira falou da importância de uma boa comunicação para criar boas relações na vida profissional e pessoal. Em seguida, a palestra “Empreender e Como Abrir o próprio MEI”, ministrada pelo analista de negócios do Sebrae RJ, Nilson Leôncio chamou atenção dos participantes. “Ao formalizar a sua Microempresa Individual (MEI), o microempreendedor sai da informalidade e passa a ter uma identidade empresarial no mercado, acesso a créditos facilitados e com taxas especiais, além dos direitos e benefícios previdenciários, como aposentadoria por idade ou por invalidez, auxílio-doença, salário-maternidade e pensão por morte”, destacou Leôncio.

Diego Valery Bernardo, 27 anos, morador de Coelho Neto cumpre pena desde 2018. Ele foi um dos certificados pelo programa “Empreender para Superar”. Para ele, a palestra despertou o sonho de abrir o próprio negócio: “Antes de ser preso, eu cheguei a ter alguns empreendimentos, mas por falta de administração, não foi pra frente. Aprendi hoje como o processo de abertura do MEI é simples, online e gratuito. Eu acredito nos planos de Deus e sei que posso reconstruir a minha vida”, contou.