Empreender para Superar: Parceria FSC e Sebrae promove capacitação profissional de apenados

Nessa última quinta-feira (9), a Fundação Santa Cabrini em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio de Janeiro (Sebrae RJ), realizou palestras com o público em cumprimento de pena, em sua sede, no Largo do Machado, abordando temas como comunicação não-violenta e empreendedorismo. Além de certificar e qualificar ainda mais os apenados ao mercado de trabalho, a iniciativa também teve como objetivo estimular o desenvolvimento holístico de cada participante, impulsionando suas habilidades tanto empreendedoras quanto comunicativas e interpessoais.

A Lei de Execução Penal (7.210/84) garante em seu Art. 10, que compete ao Estado oferecer a assistência necessária ao detento ou egresso, a fim de “…prevenir o crime e orientar o retorno à convivência em sociedade.” Nesse sentido, o Presidente da Fundação Santa Cabrini, José de Sousa e Silva, iniciou os eventos desta quinta-feira (9) explicando aos apenados participantes o papel da FSC: “Não estamos aqui para julgar o passado de ninguém. O Estado do Rio de Janeiro está aqui, através da Fundação Santa Cabrini, para dar todo o suporte necessário para que vocês possam seguir em frente com trabalho, dignidade e qualificação.” salientou.

Em primeiro plano, os ressocializandos participaram de uma palestra sobre comunicação não-violenta, apresentada pela psicóloga da Fundação Santa Cabrini, Nathália Oliveira. Como evitar conflitos e praticar a empatia nas relações? Como usar a linguagem, tanto a falada, quanto a corporal, para construir e fortalecer os vínculos no meio profissional e na vida em geral? De acordo com a Diretora de Produção e Comercialização da Fundação Santa Cabrini, Cláudia Edna, ter as respostas para essas perguntas é crucial para o desenvolvimento profissional de cada pessoa em cumprimento de pena:

“Na Fundação Santa Cabrini, buscamos formar profissionais completos, não apenas devidamente qualificados, mas também desenvoltos no aspecto humano, pessoal e interpessoal. Para ser um excelente profissional, é preciso ter a saúde emocional em dia e saber lidar com as diferenças no meio de trabalho. Para isso, realizamos tanto oficinas e cursos no âmbito da qualificação, como também palestras e ações voltadas para o desenvolvimento psicossocial de cada colaborador . Vale ressaltar que temos uma equipe social multidisciplinar, com psicólogas e assistentes sociais, que oferecem atendimento e acompanhamento gratuito ao público apenado” destacou.

“É um tema importantíssimo que busca melhoria nas relações, a partir da comunicação assertiva e empática. A ideia é oferecer as habilidades necessárias para que cada apenado tenha uma ótima convivência em sociedade.”
Nathália Oliveira, psicóloga do Serviço Social

Em seguida, os colaboradores participaram de uma palestra sobre Empreendedorismo, sob o tema de “Empreender para Superar”, ministrada pela palestrante e consultora do Sebrae RJ, Kelly Santoro. Com a missão de desmistificar o termo “empreendedorismo”, a palestra buscou mostrar como em pequenas ações do quotidiano, é possível, sim, exercer a mentalidade empreendedora, que segundo a consultora Kelly Santoro, vai muito além de apenas saber como abrir o próprio negócio:

“Quando se aprende a empreender, aprende-se a enxergar o mundo, a vida, os problemas e os erros do passado de uma completamente diferente: passamos a não apenas identificar alternativas e soluções nas dificuldades e desafios, como também começamos a viver de uma forma muito mais proveitosa, aproveitando melhor cada oportunidade que a vida nos oferece. O empreendedorismo traz uma mudança comportamental que só tem a somar com a reintegração social de cada pessoa em cumprimento de pena. Temos a certeza que cada um deles sairá desta palestra não apenas com um certificado, mas com novas habilidades profissionais e perspectivas ampliadas de futuro” concluiu.

Iracema Pereira da Silva, 39 anos, colaboradora da FSC na Imprensa Oficial, agradeceu pela oportunidade de crescente qualificação: “Sou muito grata pela Fundação ter acreditado em mim em 2016. Foi a única porta de emprego que se abriu para mim. Desde então, cada oportunidade, como essa palestra que o Sebrae RJ realizou sobre empreendedorismo, tem sido um diferencial na minha vida. Atualmente estou cursando o segundo período da minha graduação em Psicologia. Nunca imaginei que chegaria aqui e sei que, pela misericórdia de Deus, posso ir muito além.” afirmou.

Crédito de imagem: Lua Vieira