Esperança entre as grades: Detentos do Presídio Evaristo de Moraes são apresentados à Fundação Santa Cabrini e recebem assistência social e acesso à cidadania

Nesta última semana, entre os dias 10 e 13 de maio, a Fundação Santa Cabrini participou do evento  “Promoção da Cidadania” no Presídio Evaristo de Moraes, São Cristóvão, Zona Norte do Rio. O objetivo foi levar atendimento psicossocial aos internos, assim como informações sobre qualificação e acesso ao mercado de trabalho. O evento, que ofereceu serviços de cidadania aos 2.800 detentos da unidade, foi organizado pela Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP) em parceria com o Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

Durante os três dias, os internos participaram de uma série de atividades voltadas para sua reintegração social e ao resgate de cidadania, como atendimentos médicos, capacitação profissional; assistência jurídica e emissão de 1ª ou 2ª via de identidade e certidão de nascimento. Além disso, os detentos também foram contemplados com palestras e eventos temáticos, como a roda de conversa sobre empreendedorismo, realizada pela Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec).

No âmbito da Fundação Santa Cabrini, além do atendimento psicossocial, os internos foram apresentados e familiarizados com as oportunidades de qualificação e empregabilidade oferecidas pelo Estado através da instituição. Segundo a assistente social da FSC, Aline Baptista, o evento possibilitou que milhares de pessoas em cumprimento de pena pudessem voltar a sonhar com o retorno ao convívio social e ao mercado de trabalho:

“No estado do Rio de Janeiro, temos quase 16 mil pessoas cumprindo pena em regime fechado, como os detentos de Evaristo de Moraes. Grande parte dessa população ainda não conhece os serviços de ressocialização disponibilizados pela FSC, que oferece assistência social, capacitação e trabalho à população prisional. Assim, participamos desse evento com o intuito de romper as barreiras da informação e trazer de volta a esperança de cada detento na ressocialização.” relatou Aline Baptista.

Além de resgatar a esperança em meio as grades, eventos como a “Promoção da Cidadania” também salvam vidas. Assim ocorreu com Cristiano da Silva, 35 anos, que cumpriu pena no Presídio Evaristo de Moraes e, recentemente, foi empregado pela FSC na Faperj: “Cheguei a pensar lá dentro que a minha vida tinha acabado com o crime que eu cometi. Pensava direto em desistir de tudo.  Achei que nunca mais teria uma chance de voltar a trabalhar e sustentar a minha família de forma digna. Até que ouvi lá dentro que a Fundação era um lugar que me acolheria. Assim que comecei a responder em semiaberto, busquei vir aqui na Fundação e consegui a chance de recomeçar a minha vida.”

Fundação Santa Cabrini: desde 1977, resgatando a esperança de pessoas em cumprimento de pena no estado do Rio de Janeiro.