Formatura do programa Mudar de Vida certifica mais de sessenta pessoas em cumprimento de pena ao mercado de trabalho 


Pró-Reitor de graduação, Prof. Lincoln Tavares, o Presidente da Fundação Santa Cabrini, Alex Braz, a Diretora do IFHT, Prof. Eloiza de Oliveira, juntamente com os 64 formandos da segunda turma do Mudar de Vida de 2023.

Programa Mudar de Vida, parceria entre a Fundação Santa Cabrini e o Instituto Multidisciplinar de Formação Humana com Tecnologias (IFHT), certificou mais de sessenta pessoas privadas de liberdade em cerimônia de formatura na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (3). O evento ocorreu na capela ecumênica da UERJ, e contou com a presença do Reitor em exercício e do pró-Reitor de graduação, Prof. Lincoln Tavares, o Presidente da Fundação Santa Cabrini, Alex Braz,  a Diretora do IFHT, Prof. Eloiza de Oliveira; o Superintendente de Tratamento Penitenciário da SEAP, Júlio Soares; o coordenador e idealizador do programa Replantando Vida, Alcione Duarte, e o Diretor de Produção e Comercialização da FSC, Alexandre Gonçalves, entre outras autoridades. 

Ailton Ramos, formando do programa Mudar de Vida

Vidas que pareciam perdidas no passado ilícito, assumiram hoje um novo capítulo de superação e sucesso. É o caso de Ailton Ramos, 40 anos, que passou quinze anos no sistema fechado, e hoje cumpre pena em regime aberto: “Hoje é o dia mais feliz da minha vida, eu nunca imaginei que entraria numa faculdade, que teria alguma qualificação, e hoje isso tudo está acontecendo, através desse programa Mudar de Vida”, afirmou. Ailton também relembra como começou a mudança em sua história: “Quando eu vim pra rua, eu estava bem perdido, não sabia por onde começar a ter um rumo. Até que um colega me falou da Fundação Santa Cabrini. Eu fui na sede e me inscrevi nesse projeto com a UERJ, e hoje estou aqui, mudando a minha vida”, concluiu. 

Assim como o Ailton, outros sessenta e três alunos participaram de dois meses de cursos ministrados por professores da UERJ-IFHT. As aulas aconteceram no Centro de Qualificação Profissional da Fundação Santa Cabrini, no Rio Comprido, e abrangeram as áreas de Assistente Administrativo, Auxiliar de Serviços Gerais, Informática e Digitalização. Além da gratuidade dos cursos, os participantes também receberam auxílio transporte custeado pela Fundação.

Presidente Alex Braz ao lado das autoridades presentes na formatura

Na visão do Presidente da FSC, Alex Braz, o Mudar de Vida é um instrumento de promoção da cidadania na sociedade:  “Somos uma porta de esperança para todos que buscam uma reviravolta em suas vidas. A oportunidade de aprender e mudar não pode ser negada para quem quer uma segunda chance. Nosso papel aqui é defender o direito de todo cidadão em cumprimento de pena ao trabalho, à qualificação e à mudança de vida. Estamos felizes em ver famílias sendo  reconstruídas com dignidade” afirmou. 

Lucas Oliveira, formando do Mudar de Vida e funcionário da Fundação Santa Cabrini, juntamente com a sua família.

O conhecimento tem o potencial de abrir novos horizontes de vida, e este é justamente o objetivo da parceria entre a FSC e a UERJ, segundo o Pró-Reitor de graduação, Prof. Lincoln Tavares: “O sonho da liberdade não se vive sem conhecimento. O aprendizado é o que possibilita a opção, o poder escolher entre alternativas. Toda vez que vocês passam por um espaço como este de formação e certificação, amplia-se também a possibilidade de fazer escolhas e de adquirir a liberdade. A Universidade Estadual do Rio de Janeiro, juntamente com a Fundação Santa Cabrini, está abrindo aqui portas que não podem ser fechadas pelo passado ou preconceito, são as portas do conhecimento. Continuem sempre passando por elas”, explicou o Reitor em exercício. 

O programa Mudar de Vida já qualificou mais de 600 pessoas privadas de liberdade, contribuindo com o seu retorno ao mercado de trabalho. As inscrições para as novas turmas já podem ser realizadas pelo whatsapp da Fundação Santa Cabrini, no (21) 96944-9284, ou pessoalmente na sede da instituição, no Largo do Machado, 48, Catete.