Fundação anuncia novos contratados e expande parcerias


Presidente da Fundação Santa Cabrini, Alex Braz, realiza oficina profissionalizante com os novos contratados

Dezenas de pessoas em cumprimento de pena foram empregadas nesta última terça-feira (28), pela Fundação Santa Cabrini e encaminhadas às instituições parceiras. O grupo participou de uma roda de conversa com instrutores e com o Presidente da FSC, Alex Braz. Os novos contratados receberão remuneração de no mínimo um salário mínimo, transporte, alimentação e terão acesso aos serviços de assistência psicossocial e qualificação profissional, oferecidos pela Fundação. No ano passado, um total de 1.098 pessoas foram empregadas. Nos meses de janeiro e fevereiro deste ano o saldo já chega a 181.

De acordo com o Presidente da Fundação Santa Cabrini, Alex Braz, a contratação desses profissionais representa o resgate de pessoas e a felicidade de volta para famílias inteiras. “Por meio de nossas parcerias com instituições públicas e privadas, hoje estamos cumprindo o dever institucional da Fundação de reintegrar essas pessoas ao convívio social e ao mercado de trabalho. Cada contratado aqui representa uma família inteira que volta a ter renda e possibilidade de sonhar com um futuro melhor “, destacou.

Kátia Hellen, nova contratada da FSC, com o seu ofício de emprego nas mãos

Além da retomada de vida em sociedade com renda e dignidade, o trabalho permite o cidadão privado de liberdade a remir a sua pena um dia a cada três dias trabalhados. Para a Kátia Hellen, de 24 anos, uma das novas contratadas, a oportunidade foi um divisor de águas para sua vida: “Ter uma chance de emprego aqui fora para quem veio do sistema é muito difícil. As pessoas olham demais para o nosso passado. Sou mãe de quatro filhos e só queria uma oportunidade para trabalhar e sustentar a minha família. É uma nova vida que estou começando aqui hoje graças a Deus e a Fundação Santa Cabrini”, relatou.

Gestora do trabalho prisional no estado do Rio de Janeiro desde 1977, a FSC disponibiliza serviços de ressocialização como empregabilidade, assistência psicossocial e qualificação profissional à população. Atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, na sede da Fundação no Largo do Machado, 48, Catete.