Fundação e UERJ iniciam formação profissional para mais de 60 pessoas em cumprimento de pena


Fundação e UERJ iniciam formação profissional para mais de 60 pessoas em cumprimento de pena no Programa Mudar de Vida: Perspectivas Além do Horizonte. As aulas iniciaram nesta segunda-feira (19) no Centro de Qualificação Profissional, no Rio Comprido, e são ministradas por professores do Instituto Multidisciplinar de Formação Humana com Tecnologias (UERJ-IFHT). Os cursos oferecidos pelo Mudar de Vida são de Assistente Administrativo, Informática, Digitalização e Auxiliar de Serviços Gerais. Além da formação gratuita, o programa também disponibiliza auxílio passagem durante toda a duração dos cursos.

Desde 2020, o programa promove a capacitação profissional de pessoas privadas de liberdade, com o objetivo de enfrentar a reincidência criminal com mais oportunidades de retorno ao mercado de trabalho. Segundo o Presidente da FSC, Alex Braz, a parceria entre a Fundação e a Universidade Estadual do Rio de Janeiro desempenha um importante papel de segurança pública: “Se a sociedade sempre fechar as portas com o preconceito, como essas pessoas irão encontrar uma alternativa digna de vida? A qualificação e a reintegração profissional do nosso público beneficiam a todos com uma sociedade mais segura e inclusiva”, disse.

Para Janaína dos Santos, 34 anos, residente da comunidade de Nova Holanda, participar dos cursos é a oportunidade que buscava para iniciar uma nova trajetória em sua vida: “Conheci o Mudar de Vida através de um depoimento que assisti nas redes sociais. Me inscrevi e hoje estou aqui. É o primeiro projeto que participo que é voltado para pessoas que cumprem pena. Estou abraçando essa oportunidade para melhorar a minha formação, o meu currículo. Quero muito voltar a trabalhar e concluir a minha faculdade de Direito. Sei que posso e irei dar orgulho a minha família”, comentou.

Além dos cursos do programa Mudar de Vida em parceria com a UERJ-IFHT, a Fundação Santa Cabrini também oferece empregabilidade e assistência psicossocial ao público privado de liberdade, em sua sede, Largo do Machado, 48, Catete. Atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.