Fundação Santa Cabrini celebra aniversário de 45 anos com lançamento do 1º documentário histórico da instituição


Fundação Santa Cabrini lança ontem o seu primeiro documentário histórico de 45 anos do trabalho da instituição, hoje ligada à Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) do Governo do Estado.

No curta, é possível conhecer os bastidores de sua construção , luta pela permanência da instituição por meio de vigílias e manifestações dos funcionários na década de 80 e a dignidade de cidadãos em cumprimento de pena sendo resgatada.

Celebrar os 45 anos da Fundação Santa Cabrini é celebrar a afirmação dos direitos civis e sociais da população em cumprimento de pena, já previstos na Lei de Execução Penal (LEP – 7.210/84). É celebrar a existência de uma sociedade fluminense mais cidadã, justa e inclusiva.

Com o tema “45 anos pela Cidadania”, o documentário também aponta os próximos passos desenhados pelo atual presidente da Fundação em prol da reinserção social. A reinauguração do Centro de Qualificação Profissional da Fundação, no Rio Comprido, é um dos principais destaques. Revitalizado e expandido com novos espaços e instalações, o CQPRO já qualifica por meio de dezenas de cursos de formação, que também incidem na remição de pena pelo estudo.

José de Sousa e Silva, 21° Presidente da instituição, reforça a meta de sua coordenação de expandir as parcerias e empregar até quatro mil profissionais em cumprimento de pena. “O aniversário é da Fundação Santa Cabrini, mas o presente é de toda a sociedade. Toda a população é beneficiada com o trabalho desempenhado pela FSC por uma sociedade mais inclusiva e segura para todos”, comemora