Fundação Santa Cabrini tem novo presidente

Alex Santos assumiu o cargo nesta quarta-feira (25) e irá traçar metas para 2023

A Fundação Santa Cabrini tem nova presidência. Após sete meses e meio na gestão de José de Sousa e Silva, a Fundação terá como novo presidente o advogado Alex Santos de Oliveira, que assumiu o cargo na manhã desta quarta-feira (25), na cerimônia de posse realizada na sede da instituição, no Largo do Machado.

“É com muita alegria que eu agradeço ao Governador Cláudio Castro por entregar a mim este desafio e ao José de Sousa pelo brilhante trabalho até aqui. Tenho 22 anos de atividade na vida pública e chegar à presidência de uma instituição como esta é um grande privilégio e eu espero contar com a ajuda de todos, pois ninguém trabalha sozinho”, afirmou o novo presidente.

Alex Santos fez questão de conhecer os departamentos e competências dos colaboradores da FSC e em breve irá divulgar um novo plano de ações e medidas para 2023, alinhando novas parcerias para captação de renda e geração de empregos para a população em cumprimento de pena, por exemplo.

José de Sousa deixa a presidência da FSC com dezenas de ações realizadas, como prioritariamente a regularização de grande parte dos pagamentos de pecúlios em atraso, a revitalização do Centro de Qualificação Profissional, no Rio Comprido, onde foi inaugurado um laboratório de informática, que formou dezenas de pessoas em cumprimento de pena, além de cursos gratuitos de Costura, Auxiliar Administrativo e Auxiliar de Serviços Gerais ministrados por professores da UERJ, parte do Programa Mudar de Vida. Além disso, a sede situada no Largo do Machado ganhou um refeitório onde eram preparadas mais de 100 refeições por dia aos funcionários e deu emprego e qualificação para mais 10 pessoas.

“Deixo a Santa Cabrini com sentimento de gratidão e de missão cumprida neste curto espaço de tempo que estive aqui. Tenho certeza que a nova gestão não medirá esforços para dar continuidade aos bom trabalho realizado na instituição. O meu desejo é que o Alex faça melhor do que eu fiz”, declarou o ex-presidente

Sobre a Fundação

Há 45 anos, a Fundação Santa Cabrini atua com pessoas apenadas no estado do Rio de Janeiro. Sua principal função é realizar parcerias com órgãos públicos e empresas privadas para aproveitamento da mão de obra prisional. Ela também gerencia o pagamento dos detentos que são oriundos no Sistema Prisional, garante o direito de remição de pena e incentiva a ocupação criativa dos presos dentro ou fora das unidades.

A FSC também promove atividades culturais, artísticas e educacionais, e assim, faz com que o a ocupação criativa abranja os detentos em regime fechado, semi-aberto, e ainda, dos que se encontra em liberdade condicional. O objetivo é contribuir na ressocialização dos presos e egressos na sociedade, através da formação profissional e da valorização humana, participando ativamente das Políticas Públicas sobre o sistema penitenciário fluminense.