Nova parceria pela ressocialização: FSC e Instituto Rio Metrópole abrem vagas de trabalho para população em cumprimento de pena


Qualificação de pessoas em privação de liberdade

Um contrato assinado entre a Fundação Santa Cabrini e o Instituto Rio Metrópole (IRM) irá empregar 20 pessoas em cumprimento de pena, nas áreas de Auxiliar de Serviços Gerais e Assistente Administrativo, na nova sede do Instituto, na Cidade Nova, Centro do Rio de Janeiro. Novo aliado da ressocialização na sociedade fluminense, o Instituto Rio Metrópole é o órgão Executivo responsável por executar as decisões tomadas pelo Conselho Deliberativo da Região Metropolitana, assim como por assegurar suporte necessário ao exercício de suas atribuições. A nova parceria foi firmada na segunda-feira (4).

Segundo o Diretor de Gestão Interna da IRM, Carlos Bruno Cavalcanti, que entrevistou pessoalmente os candidatos às vagas, a parceria com a Fundação Santa Cabrini representa um divisor de águas na responsabilidade social da empresa:

“É com enorme prazer e entusiasmo que o Instituto Rio Metrópole está firmando essa parceria. Todos os órgãos do Estado do Rio de Janeiro precisam conhecer e contratar os serviços da mão de obra prisional da Fundação Santa Cabrini. Além de prover uma redução significativa de custos pela isenção de encargos sociais e trabalhistas, é uma excelente oportunidade de contribuir com as políticas públicas de inclusão social da população apenada. Temos a certeza que esta parceria servirá de inspiração para outros municípios no estado do Rio de Janeiro”, explicou.

Com a meta de empregar até 4 mil pessoas apendas até o final do ano, a Fundação Santa Cabrini busca expandir as suas parcerias tanto com a iniciativa privada, quanto com os órgãos públicos da sociedade fluminense. De acordo com o Art. 10º da Lei de Execução Penal (n° 7.210/84), é dever do Estado prover a assistência necessária à pessoa em cumprimento de pena, “objetivando prevenir o crime e orientar o retorno à convivência em sociedade.” Nesse sentido, o Presidente da FSC, José de Sousa e Silva, reforça o convite da instituição a todas as empresas estatais para contratarem pela LEP:

“Cada nova parceria que firmamos é motivo de celebração, afinal, para cada novo contrato acordado, são vidas em cumprimento de pena que serão transformadas, além das vidas dos familiares que também serão impactadas. Reforçamos o convite para que todos os órgãos públicos sigam o exemplo do Instituto Rio Métropole e venham contribuir também com a reintegração social na sociedade.” afirmou.

Uma das contempladas foi Priscila Marcela, de 25 anos, residente de Nova Iguaçu, que cumpre pena em regime semiaberto e foi umas das candidatas selecionadas para as vagas. “Sou muito grata por essa nova conquista. Essa chance irá me ajudar muito no meu desenvolvimento profissional. Quero aprender, trabalhar e me qualificar cada vez mais. Estou abraçando esta oportunidade com todas as minhas forças.”