Parceria entre Fundação e Instituto Transformação Empresarial forma empreendedores em ciclo de oficinas


Formandos do projeto Empreendedorismo Solte a Corda

Os formandos participaram ao todo de cinco encontros ministrados pela Mentora de Educação Corporativa, Maria do Carmo Schwandt, e foram certificados nessa terça-feira (05), no auditório da Fundação Santa Cabrini. O Presidente da Fundação Santa Cabrini, Alex Braz, comentou a importância do projeto Solte a Corda e iniciativas afins realizadas pela Fundação em prol da capacitação empreendedora dos participantes: “O mercado de trabalho formal ainda é difícil para quem cumpre pena devido ao preconceito. Por isso, o empreendedorismo pode ser um ótimo aliado no processo de ressocialização e retomada de vida em sociedade. Através de parcerias como esta, nosso objetivo é capacitar o público a usar o próprio talento como empreendimento e conquistar a sua independência financeira” explicou o Presidente.

Com foco no autoconhecimento e inteligência emocional, o projeto auxiliou os participantes a desenvolver habilidades do perfil empreendedor. Segundo a instrutora do Projeto, Maria do Carmo Schwandt, existem comportamentos que impedem as pessoas de empreender e tirar do papel o projeto dos sonhos: “O problema não é o passado ou as circunstâncias atuais. O vilão da história é a autossabotagem, as atitudes, hábitos e formas de pensar, que limitam o nosso potencial. Para empreender com assertividade, é preciso se conhecer e soltar as amarras de tudo aquilo que nos impede de chegar onde queremos”, esclareceu a mentora. Além disso, as oficinas também incluíram aulas sobre abertura do próprio MEI (Microempreendedor Individual) e planejamento financeiro.

Uma das principais metas da Fundação Santa Cabrini é possibilitar que a experiência do trabalhador em cumprimento de pena na instituição seja transformadora, por meio de cursos e oficinas que potencializem as suas habilidades e competências para vida. De acordo com o Diretor de Produção e Comercialização, Alexandre Gonçalves, a FSC se preocupa com o futuro profissional de cada um de seus funcionários: “Sabemos que nenhum deles permanecerá com a gente para sempre. Por isso, buscamos prepará-los ao máximo para os desafios do mercado de trabalho e do empreendedorismo lá fora”, concluiu o Diretor.

Para a Cláudia Barroso, 32 anos, participar do projeto foi o incentivo que precisava para começar a empreender: “Comecei durante o curso a empreender com trufas e quentinhas, e cada encontro me agregou muito com aprendizado. Eu tinha várias dúvidas sobre preços, como calcular os lucros e me formalizar como Microempreendedora Individual, e tudo foi esclarecido aqui. Aprendi também a mudar tudo no meu pensamento e comportamento que travava o meu sucesso. Eu posso afirmar agora que soltei a corda e estou pronta para empreender”, comentou Cláudia.

Inscrições para cursos na Fundação Santa Cabrini podem ser realizadas através do número de WhatsApp (21) 96944-9284 ou presencialmente em sua sede, no Largo do Machado, 48, Catete, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.