Parceria Sebrae e FSC promove empreendedorismo e desenvolvimento interpessoal para público apenado no Rio


Crédito de imagem: Lua Vieira

Nesta quinta-feira (26), palestras foram realizadas com pessoas em cumprimento de pena, no auditório da Fundação Santa Cabrini, com temas como comunicação não-violenta e empreendedorismo. A iniciativa surgiu da parcera entre a instituição e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O objetivo foi a promoção do desenvolvimento holístico de cada apenado, estimulando tanto a sua prática empreendedora, quanto as suas habilidades comunicativas e interpessoais.

A princípio, os apenados foram apresentados ao conceito de comunicação não-violenta, estratégia desenvolvida pelo psicólogo norte-americano Marshall Rosenberg para evitar conflitos e fortalecer a empatia nas relações humanas. De acordo com a psicóloga do setor de qualificação da FSC, Glaucia Pereira, o recurso da comunicação não-violenta desempenha um importante papel na ressocialização:

“Hoje, conversamos sobre a importância da comunicação não-violenta no meio profissional. Como podemos usar nossa linguagem, tanto a falada quanto a corporal, para construir e fortalecer nossas relações no meio de trabalho e na vida em geral. No âmbito da reinserção social, o que realizamos aqui é de suma importância, pois promove a ressocialização comportamental de cada participante. O objetivo da Fundação Santa Cabrini é estimular o crescimento não apenas profissional, mas também humano, pessoal e interpessoal de cada pessoa apenada.” explicou.

Crédito de imagem: Lua Vieira

Em seguida, os ressocializandos participaram de uma palestra voltada ao empreendedorismo e a abertura do próprio negócio coordenada pela consultora e instrutora do Sebrae, Cristina Cabral.

Depois do término da pena, grande parte dos egressos enfrentam o preconceito, ainda latente na sociedade, para conseguir aderir ao mercado de trabalho. Pensando nisso, a Fundação acredita que a visão empreendedora pode ser uma forte aliada de cada apenado na conquista da autonomia financeira, após o cumprimento de sua pena.
Segundo a instrutora Cristina Cabral, a atividade realizada hoje pelo Sebrae abriu a mente de cada participante para as possibilidades que o empreendedorismo oferece.

‘’Essa atividade é focada para a área de empreendedorismo, onde você passa a ter noções de quais características são necessárias para se tornar um empreendedor, o que precisa e qual o foco principal para abrir um negócio. Então, nessa palestra, oferecemos todas as direções para o participante abrir a sua própria empresa. É de extrema importância para as pessoas que buscam escrever um novo caminho e participar de atividades como estas. Afinal, além de serem qualificadas, elas obtêm uma esperança sustentável de futuro, saem do ‘achômetro’ e passam a ter um direcionamento mais sólido”, afirmou.