Arquivo de julho 29-03:00 2022

Replantando Vida – Cedae

Postado por admin em 29/jul/2022 - Sem Comentários

Parceria entre a FSC e a CEDAE, o Replantando Vida é o maior empregador de mão de obra prisional extramuros do Brasil e já transformou a Vida de mais de 6 mil profissionais em cumprimento de pena no Estado do Rio de Janeiro, minimizando assim os custos do sistema prisional e beneficiando toda a população. Sob a premissa de aliar a conservação ambiental da mata atlântica com a reinserção profissional de cidadãos em privação de liberdade, o programa é responsável por administrar sete viveiros estruturados, onde se produzir mais de 1,8 milhões de mudas por ano.

O Replantando Vida atua há mais de duas décadas pelo resgate da Vida na sociedade Fluminense – tanto em nome da vida ambiental quanto da vida humana sob pena privativa de liberdade. Por meio de cooperações técnica-científica com instituições de ensino, o projeto qualifica pessoas presas e egressas do sistema penitenciário em agentes de reflorestamento . Os profissionais em cumprimento de pena empregados recebem remuneração (salário mínimo nacional), auxílio para transporte; alimentação, remição da pena em um dia a cada três trabalhados e experiência profissional em várias áreas de atuação, como coleta de sementes florestais, produção de mudas, jardinagem, limpeza e conservação predial; serviços administrativos, práticas de restauração e até educação ambiental em escolas.

Seguindo o compromisso de frear a degradação ambiental sofrida pelos corpos hídricos, assim como a rencidência criminal de pessoas em cumprimento de pena, o Programa projeta empregar milhares de apenados nos próximos anos, no reflorestamento das faixas marginais do Rio Guandu, que irá recuperar a biodiversidade de uma faixa de 500 hectares, ou seja, equivalente a 700 maracanãs.

Para atendimento das ações ambientais do programa, o Replantando Vida mantém sete viveiros florestais estruturados no Estado do Rio de Janeiro, como a estação de tratamento de água e esgotos do Guandu e de São Gonçalo. Ao longo dos últimos vinte anos, o programa foi contemplado com dezenas de premiações internacionais e nacionais, como o “Selo Resgata” do Mistério da Justiça em três edições, tal qual três prêmios da Fundação Firjan Ambiental, sendo o mais recente na categoria “Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos”.

Mudar de Vida: Perspectivas Além do Horizonte – UERJ-IFHT

Postado por admin em 29/jul/2022 - Sem Comentários

O programa “Mudar de Vida: Perspectivas Além do Horizonte” é uma parceria entre a FSC e o Instituto Multidisciplinar de Formação Humana com Tecnologias (IFHT) da UERJ, voltado para remição de pena e formação profissional de pessoas presas e egressas do sistema penitenciário no Estado do Rio de Janeiro. 

Do ponto de vista do cidadão em cumprimento de pena, qualificar-se é a uma das ferramentas principais para sua mudança de vida e obtenção da liberdade: Ao retomar os estudos, a escolaridade e ao desenvolver novos saberes e aprendizados técnicos, o apenado amplia as suas possibilidades de reinserção ao mercado de trabalho formal. Além disso, os cursos oferecidos pelo projeto “Mudar de Vida”  também incidem na remição, segundo a aplicação da Lei n° 12.433/11, que determina a redução de um dia para cada 12 horas de estudo/curso. 

O programa desenvolve ações e cursos de nível médio e técnico com pessoas em privação de liberdade no polo de qualificação profissional da Fundação no Rio Comprido, o CQPRO. As aulas são ministradas por professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, através de uma abordagem multidisciplinar, dinâmica e tecnológica. Atualmente, os cursos oferecidos pelo programa são de Auxiliar Admnistrativo, Auxiliar de Serviços Gerais e Empreendedorismo.

 

Sempad e FSC promovem a ação social nesta sexta (22), em São Gonçalo

Postado por admin em 20/jul/2022 - Sem Comentários

A Secretaria Municipal de Prevenção ao Álcool e Drogas (Sempad) de São Gonçalo, em parceria com a Fundação Santa Cabrini (FSC), vai realizar, nesta sexta-feira, 22, uma ação social voltada para prestar assistência às pessoas em situação de vulnerabilidade social. Estão sendo esperadas cerca de 60 pessoas, parte delas com algum tipo de vício ou em cumprimento de pena, que receberão assistência social, psicológica e a oferta de cursos de qualificação gratuitamente. O encontro acontecerá a partir das 10h, no auditório da Sempad, na Venda da Cruz, em São Gonçalo.

No cronograma da ação estão as palestras, a roda de apoio com as comunidades terapêuticas e a inscrição para cursos gratuitos de Informática, Auxiliar Administrativo e Auxiliar de Serviços Gerais. A parceria entre a Sempad e a FSC faz parte de um pacote de medidas adotadas para garantir a reabilitação de pessoas e a reintegração social, segundo o secretário Wanderson Dias.

“Nosso trabalho acontece dentro e fora da secretaria através de ações semanais realizadas nas ruas de São Gonçalo e aqui estas pessoas ou grupos recebem o acolhimento dos profissionais da psicologia, assistência social, saúde e de órgãos parceiros”, explicou Dias, que desta vez, contou com a parceria da Fundação Santa Cabrini, órgão vinculado à Secretaria de Administração Penitenciária do Estado do Rio de Janeiro.

A Fundação, que fica no Largo do Machado, na Zona Sul do Rio de Janeiro, trabalha há 45 anos com foco na qualificação profissional de pessoas em cumprimento de pena e a empregabilidade dos mesmos, a fim de diminuir a reincidência criminal e garantir que estas pessoas tenham uma segunda chance. O presidente da FSC, José de Sousa e Silva tem a meta de capacitar e empregar 4 mil pessoas apenadas de todo o Estado até o final do ano através e parcerias firmadas com as instituições capacitadoras UERJ e Sebrae, e empresas parceiras que recebem os apenados como os novos profissionais no mercado de trabalho.

“Estaremos sempre de portas abertas para somar com iniciativas como esta. É sempre muito positivo para que possamos ir até os locais levar este trabalho, assim como já fazemos dentro dos presídios e na nossa sede. Isso se chama somar forças para que essas pessoas possam ser resgatadas ao convívio familiar e social”, finalizou o presidente. O evento será aberto ao público e acontecerá na sede da Sempad, na Rua Dr. Porciúncula, 395, 2º andar, na Venda da Cruz, das 10h às 13h.

Centro de Qualificação Profissional da FSC abrirá mais de 100 de vagas para cursos

Postado por admin em 13/jul/2022 - Sem Comentários

O novo prédio passa por reformas estruturais e será reinaugurado em agosto

O Centro de Qualificação Profissional (CQPRO) da Fundação Santa Cabrini, no Rio Comprido, tem recebido reformas estruturais desde o início do ano. O objetivo é preparar as instalações para o início de cursos de qualificação profissional em diversas áreas, voltados para pessoas em cumprimento de pena de forma gratuita. As inscrições já estão sendo feitas na sede da Fundação, no Largo do Machado e através de um link disponibilizado nas redes sociais da instituição. As aulas têm início no dia 25 de agosto com a meta de capacitar e empregar 4 mil apenados até o final do ano.

Dentre as oportunidades de qualificação estão as oficinas de costura; serigrafia, silk screen; informática básica e assistente administrativo. De acordo com o Presidente da FSC, José de Sousa e Silva, a meta é entregar milhares de profissionais prontos para o mercado de trabalho até o final do ano. “O CQPRO é patrimônio público. É direito da pessoa em cumprimento de pena ter acesso à educação e a qualificação profissional. Por isso, estamos aprimorando o local com as reformas necessárias para que a nova unidade no Rio Comprido seja reinaugurada o quanto antes”, garantiu o presidente.

Faltando poucos dias para ser reaberto de cara nova, o CQPRO já é palco de transformação de vidas. Todo o processo de restauração da unidade está sendo conduzido por profissionais em cumprimento de pena em regime semiaberto como uma oportunidade de recomeço pelo acesso ao trabalho remunerado. É o caso do Irapuan Oliveira, 31 anos, que foi contratado recentemente para atuar na manutenção das obras. “Sou muito grato a Fundação Santa Cabrini. O que a gente mais quer é que a sociedade não olhe mais para o nosso passado, mas sim para quem estamos nos tornando hoje. Uma oportunidade para mudar de vida é tudo que precisamos”, contou.  

Além dos cursos gratuitos ministrados por professores da UERJ, que é parceira da FSC, os alunos receberão um auxílio com valor de passagem para ajudar frequência nas aulas e ao final dos cursos, a certificação da universidade e o encaminhamento para as vagas de emprego que a Fundação também oferece. As inscrições já podem ser feitas na sede da FSC, no Largo do Machado, 48, Zona Sul do Rio de Janeiro. Informações podem ser obtidas pelo telefone 2334-4141.

Empreender para Superar: Nova edição da parceria entre a FSC e SEBRAE capacita população sob pena privativa de liberdade

Postado por admin em 08/jul/2022 - Sem Comentários

Mais uma edição do Empreender para Superar, parceria entre a FSC e o SEBRAE, capacitou pessoas em cumprimento de pena, na sede da Fundação Santa Cabrini, no Largo do Machado. Vinte e nove apenados foram certificados pela iniciativa, que abordou os temas de comunicação não violenta (CNV), empreendedorismo e abertura do MEI. O evento ocorreu na última quinta-feira (7) e deu continuidade a parceria das instituições com a proposta de promover o empreendedorismo como instrumento de socialização da população em cumprimento de pena.

A psicóloga da FSC, Nathalia Oliveira falou da importância de uma boa comunicação para criar boas relações na vida profissional e pessoal. Em seguida, a palestra “Empreender e Como Abrir o próprio MEI”, ministrada pelo analista de negócios do Sebrae RJ, Nilson Leôncio chamou atenção dos participantes. “Ao formalizar a sua Microempresa Individual (MEI), o microempreendedor sai da informalidade e passa a ter uma identidade empresarial no mercado, acesso a créditos facilitados e com taxas especiais, além dos direitos e benefícios previdenciários, como aposentadoria por idade ou por invalidez, auxílio-doença, salário-maternidade e pensão por morte”, destacou Leôncio.

Diego Valery Bernardo, 27 anos, morador de Coelho Neto cumpre pena desde 2018. Ele foi um dos certificados pelo programa “Empreender para Superar”. Para ele, a palestra despertou o sonho de abrir o próprio negócio: “Antes de ser preso, eu cheguei a ter alguns empreendimentos, mas por falta de administração, não foi pra frente. Aprendi hoje como o processo de abertura do MEI é simples, online e gratuito. Eu acredito nos planos de Deus e sei que posso reconstruir a minha vida”, contou.

Nova parceria pela ressocialização: FSC e Instituto Rio Metrópole abrem vagas de trabalho para população em cumprimento de pena

Postado por admin em 07/jul/2022 - Sem Comentários

Qualificação de pessoas em privação de liberdade

Um contrato assinado entre a Fundação Santa Cabrini e o Instituto Rio Metrópole (IRM) irá empregar 20 pessoas em cumprimento de pena, nas áreas de Auxiliar de Serviços Gerais e Assistente Administrativo, na nova sede do Instituto, na Cidade Nova, Centro do Rio de Janeiro. Novo aliado da ressocialização na sociedade fluminense, o Instituto Rio Metrópole é o órgão Executivo responsável por executar as decisões tomadas pelo Conselho Deliberativo da Região Metropolitana, assim como por assegurar suporte necessário ao exercício de suas atribuições. A nova parceria foi firmada na segunda-feira (4).

Segundo o Diretor de Gestão Interna da IRM, Carlos Bruno Cavalcanti, que entrevistou pessoalmente os candidatos às vagas, a parceria com a Fundação Santa Cabrini representa um divisor de águas na responsabilidade social da empresa:

“É com enorme prazer e entusiasmo que o Instituto Rio Metrópole está firmando essa parceria. Todos os órgãos do Estado do Rio de Janeiro precisam conhecer e contratar os serviços da mão de obra prisional da Fundação Santa Cabrini. Além de prover uma redução significativa de custos pela isenção de encargos sociais e trabalhistas, é uma excelente oportunidade de contribuir com as políticas públicas de inclusão social da população apenada. Temos a certeza que esta parceria servirá de inspiração para outros municípios no estado do Rio de Janeiro”, explicou.

Com a meta de empregar até 4 mil pessoas apendas até o final do ano, a Fundação Santa Cabrini busca expandir as suas parcerias tanto com a iniciativa privada, quanto com os órgãos públicos da sociedade fluminense. De acordo com o Art. 10º da Lei de Execução Penal (n° 7.210/84), é dever do Estado prover a assistência necessária à pessoa em cumprimento de pena, “objetivando prevenir o crime e orientar o retorno à convivência em sociedade.” Nesse sentido, o Presidente da FSC, José de Sousa e Silva, reforça o convite da instituição a todas as empresas estatais para contratarem pela LEP:

“Cada nova parceria que firmamos é motivo de celebração, afinal, para cada novo contrato acordado, são vidas em cumprimento de pena que serão transformadas, além das vidas dos familiares que também serão impactadas. Reforçamos o convite para que todos os órgãos públicos sigam o exemplo do Instituto Rio Métropole e venham contribuir também com a reintegração social na sociedade.” afirmou.

Uma das contempladas foi Priscila Marcela, de 25 anos, residente de Nova Iguaçu, que cumpre pena em regime semiaberto e foi umas das candidatas selecionadas para as vagas. “Sou muito grata por essa nova conquista. Essa chance irá me ajudar muito no meu desenvolvimento profissional. Quero aprender, trabalhar e me qualificar cada vez mais. Estou abraçando esta oportunidade com todas as minhas forças.”

Comunicado: em virtude das restrições determinadas pela legislação eleitoral, as plataformas digitais da Fundação Santa Cabrini estão temporariamente desativadas

Postado por admin em 04/jul/2022 - Sem Comentários

A partir do dia 2 Julho até o fim das eleições 2022, as plataformas digitais da Fundação Santa Cabrini estarão desativadas e seus conteúdos suspensos, em virtude das restrições determinadas pela legislação eleitoral.

No entanto, para enviar sugestões, reclamações ou pedir esclarecimentos, reforçamos que os canais de comunicação institucional com a Fundação Santa Cabrini seguem disponíveis:

Fala BR:

www.falabr.cgu.gov.br

e-SIC:

www.esicrj.rj.gov.br

E-mail:

ouvidoria@santacabrini.rj.gov.br

Telefone:

+55 21 2334-4141

Além disso, informamos que o atendimento ao público também segue normalizado, sendo de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, na sede da FSC, no Largo do Machado, Zona Sul do Rio.

Agradecemos e contamos com a compreensão,

Fundação Santa Cabrini: Desde 1977, promovendo a ressocialização no estado do Rio de Janeiro.